Publicidade publicidade | Portal Evangélico

Assassino pede fuzilamento por razões religiosas

Publicado em 26 de May de 2010 às 08:22 Fonte: Folha Gospel
Exibições: 1360 Comentários

Ronnie Lee Gardner, americano de 49 anos, foi condenado à morte depois de matar um advogado durante um tiroteio em 1985, quando tentava fugir de um tribunal.

Os procedimentos legais duraram quase 25 anos, mas quando foi finalmente condenado à morte, segundo as leis do Estado de Utah, foi perguntado a Gardner se preferia morrer com injecção letal ou fuzilamento. O condenado optou pela segunda hipótese.

O Estado de Utah era até há pouco tempo o único que contemplava a possibilidade de fuzilamento. A hipótese foi abolida recentemente, mas como a condenação de Gardner precede essa lei, a opção por fuzilamento manteve-se possível.

Quando questionado sobre o facto de ter escolhido a via do fuzilamento, Ronnie Lee Gardner declarou que a opção baseou-se na sua “herança mórmon”. Os mórmones, como são conhecidos os membros da Igreja dos Santos dos Últimos Dias, compõem 60% da população do Utah e têm tido uma influência significativa na vida social e política do Estado. Como termo de comparação, note-se que os católicos são apenas 6%.

Entre as suas crenças, os mórmones professavam a necessidade da “expiação pelo sangue”, ou seja, que haverá pecados que são tão graves que é necessário derramar o sangue do culpado para poder haver perdão. Daí a opção do norte-americano de 49 anos.

Questionados sobre o assunto, os actuais dirigentes da Igreja negam que essa seja uma crença oficial em vigor, mas a noção continua a ser popular, sobretudo entre mórmones mais conservadores, e tem raízes nas palavras do fundador Brigham Young. “Há pecadores que, se se conhecessem e soubessem a única forma pela qual poderiam alcançar perdão, pediriam aos seus irmãos para lhes derramarem o sangue, que o fumo deste ascendesse a Deus como uma oferenda para apaziguar a fúria que arde contra eles”, terá dito Brigham Young numa homilia, em 1856.

Terá sido por causa da noção de “expiação pelo sangue”, e por pressão dos mórmones, que se manteve no código penal de Utah a possibilidade de fuzilamento e de decapitação, que apenas foi eliminada em 1888. A execução de Gardner está marcada para 18 de Junho, embora o seu advogado garanta que ainda vai recorrer.


Comentários

Você pode selecionar um ou mais smiley face para inserir em seu comentário

Todos os comentários nesta página estão sujeitas aos nossos Termos de Uso e não refletem necessariamente a opinião do Portal Fiel ou dos seus colaboradores. Ajude-nos a acompanhar os comentários que são ilegais, prejudicial, ameaçador, abusivo, vexatório, difamatório, vulgar, obsceno, odioso, ou racial, étnico ou censurável.

Classificados Teresina

Notícias

Notícias gospel
O mundo irá acabar em 2016? 11 de February de 2016 às 22:14

Em 1847, um grupo de colonos americanos ficou isolado devido ao inverno, e enquanto o frio

CNBB volta a criticar aborto em caso de microcefalia 11 de February de 2016 às 17:00

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Sérgio

Ministério da Saúde confirma terceira morte pelo vírus da zika 11 de February de 2016 às 10:21

O Ministério da Saúde confirmou a terceira morte pelo vírus da zika,

Marca rara de selo do rei bíblico Ezequias é encontrada em Jerusalém 04 de December de 2015 às 12:29

O artefato que representa a marca do selo do rei Ezequias que segundo a história aj

Atriz pornô diz ser evangélica em entrevista 30 de October de 2015 às 17:24

Kamilla Werneck, atriz de filmes eroticos afimou durante entrevista que sua profissã

Copyright © Portal Fiel - Gospel | Teresina | Piauí - Todos os Direitos Reservados

 

As imagens utilizadas neste site são frutos de pesquisas na internet, e podem possuir direitos autorais. Caso seja o autor de alguma imagem e gostaria de ter seu nome incluído ou mesmo não permitir o uso da imagem entre em contato com o site.