Publicidade publicidade | Portal Evangélico

Funeral polonês é mantido apesar da nuvem de cinza.

Publicado em 17 de April de 2010 às 10:42 Fonte: Reutes
Exibições: 1335 Comentários

O funeral do presidente polonês deve ser mantido no domingo, conforme planejado, por insistência da família dele, apesar da nuvem de cinza vulcânica que prejudica o tráfego aéreo europeu e pode impedir a presença de vários dignitários.

O presidente Barack Obama já confirmou sua presença em Cracóvia na manhã de domingo para o enterro de Lech Kaczynski e da sua esposa, Maria, que estavam entre as 96 vítimas fatais do acidente aéreo de sábado na Rússia.

Dezenas de milhares de pessoas compareceram na sexta-feira ao velório do casal, no palácio presidencial em Varsóvia. Alguns passaram mais de 18 horas na fila, comovidos com o pior desastre isolado no país desde a Segunda Guerra Mundial.

O pitoresco bairro antigo de Varsóvia, onde fica o palácio, está coberto de flores, velas, crucifixos e bandeiras nacionais. A prefeitura diz que desde sábado já recolheu 330 toneladas de flores e cera das ruas.

O acidente, ocorrido num local com forte neblina, matou também o presidente do Banco Central, comandantes militares, funcionários do governo e líderes da oposição. Com a morte dos principais dirigentes do partido oposicionista Lei e Justiça (PiS), o comportamento da opinião pública parece ter se alterado.

Uma pesquisa divulgada na noite de sexta-feira mostrou uma queda de 11 pontos percentuais no apoio à Plataforma Cívica (governo), enquanto continua estável em 25 por cento o número de poloneses favoráveis a um governo liderado pelo conservador PiS, dirigido por Jaroslaw Kaczynski, irmão gêmeo do presidente morto.

Com apoio do PiS, Kaczynski deveria disputar um segundo mandato de cinco anos na eleição presidencial deste ano, que foi antecipada para 20 de junho após o acidente.

Ao morrer, Kaczynski, um polêmico nacionalista eurocético, tinha apenas 20 por cento de aprovação popular, e seria derrotado na eleição presidencial por Bronislaw Komorowski, candidato do primeiro-ministro Donald Tusk, do centrista Plataforma Cívica.

Komorowski, que é presidente do Parlamento, se tornou presidente interino da república com a morte do titular. Não está claro quem serão seus principais adversários, já que o candidato do principal partido esquerdista, o SLD, também morreu no acidente.

 

 


Comentários

Você pode selecionar um ou mais smiley face para inserir em seu comentário

Todos os comentários nesta página estão sujeitas aos nossos Termos de Uso e não refletem necessariamente a opinião do Portal Fiel ou dos seus colaboradores. Ajude-nos a acompanhar os comentários que são ilegais, prejudicial, ameaçador, abusivo, vexatório, difamatório, vulgar, obsceno, odioso, ou racial, étnico ou censurável.

Classificados Teresina

Notícias

Notícias gospel
O mundo irá acabar em 2016? 11 de February de 2016 às 22:14

Em 1847, um grupo de colonos americanos ficou isolado devido ao inverno, e enquanto o frio

CNBB volta a criticar aborto em caso de microcefalia 11 de February de 2016 às 17:00

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Sérgio

Ministério da Saúde confirma terceira morte pelo vírus da zika 11 de February de 2016 às 10:21

O Ministério da Saúde confirmou a terceira morte pelo vírus da zika,

Marca rara de selo do rei bíblico Ezequias é encontrada em Jerusalém 04 de December de 2015 às 12:29

O artefato que representa a marca do selo do rei Ezequias que segundo a história aj

Atriz pornô diz ser evangélica em entrevista 30 de October de 2015 às 17:24

Kamilla Werneck, atriz de filmes eroticos afimou durante entrevista que sua profissã

Copyright © Portal Fiel - Gospel | Teresina | Piauí - Todos os Direitos Reservados

 

As imagens utilizadas neste site são frutos de pesquisas na internet, e podem possuir direitos autorais. Caso seja o autor de alguma imagem e gostaria de ter seu nome incluído ou mesmo não permitir o uso da imagem entre em contato com o site.