Publicidade publicidade | Portal Evangélico

Tarifa Social gera descontos de até 65% na tarifa de energia

Publicado em 26 de December de 2013 às 11:07 Fonte: cidadeverde.com
Exibições: 1639 Comentários
No Piauí, 377 mil famílias são beneficiadas com a tarifa social de Energia Elétrica, programa do Governo Federal que concede descontos — que variam de 10 a 65% — na tarifa de energia, dependendo da faixa de consumo. Segundo a Eletrobras Distribuição Piauí, esse número representa cerca de 35% do total de 1,07 milhões de consumidores.
 
A gerente do Departamento Comercial da Eletrobras Piauí, Júlia Pessoa, disse que a Distribuidora faz um trabalho de conscientização com os prefeitos, Governo e com a própria comunidade no intuito de divulgar o que é a tarifa social e incentivar que as pessoas se cadastrem.
 
“Temos todo interesse em cadastrar esses consumidores de baixa renda na tarifa social, para isso buscamos o apoio das prefeituras que são detentoras dos cadastros do Bolsa Família e, também, do Governo do Estado para que eles nos ajudem nessa divulgação”, complementou.
 
No Brasil, já são mais de 12 milhões de famílias que recebem o desconto. Para isso é preciso que o responsável pela conta de energia esteja inscrito no Programa Bolsa Família,e que no caso de idosos ou deficientes que estejam inscrito no Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). O benefício também é estendido a indígenas e quilombolas, que devem apresentar o número do NIS (Número de Identificação Social).
 
Em 2013, a Eletrobras Piauí incluiu mais 6.200 famílias na Tarifa Social. O município de Teresina é o que tem o maior número de cadastros, mas a Distribuidora estima que cerca de 43% das famílias na capital que recebem o Bolsa Família ainda não são beneficiadas.  Júlia Pessoa explica que o percentual de clientes que possuem benefícios sociais e ainda não estão cadastrados como baixa renda na Eletrobras Piauí é considerado elevado.
 
“Alguns municípios têm cerca de 70% de famílias que poderiam ter a Tarifa Social, mas ainda não se cadastraram na Eletrobras Piauí. O desconto é de acordo com a faixa de consumo, uma pessoa que consome até 30kWh tem 65% de desconto na tarifa, de 31 a 100kWh tem até 40% e de 101 a 220kWh recebe 10%. Nossas  equipes dos postos de atendimento estão orientadas a consultar o cliente se ele tem algum benefício social, e se tiver, viabilizar o cadastro ”, explica.
 
Em 2014, a Distribuidora vai ampliar as ações de divulgação da Tarifa Social em todo o Piauí. Será feito um trabalho para cruzar automaticamente as informações dos cadastros das Prefeituras com o da Eletrobras Piauí e os programas como Agente Eletrobras, Parceria com a Cozinha Sesi e o Eletrobras nos Bairros irão trabalhar de forma intensa a divulgação da Tarifa Social para orientar as famílias sobre o benefício.
 
“Muitas vezes o titular da fatura que consta no nosso banco de dados não é o titular do benefício social, nesse caso, nossa orientação é que a família solicite a transferência da titularidade da conta de energia na Eletrobras para o nome do beneficiado pelo Bolsa Família, assim, ele terá direito a Tarifa Social”, conclui Júlia Pessoa.
 
Fazendo uma conta simples, uma família de baixa renda que recebe o Bolsa Família ou o BPC e paga R$60,00 por mês na conta de energia, se passar a receber a Tarifa Social terá uma conta no valor de R$38,65.
 
Como se cadastrar
 
O consumidor deve ser o titular da conta de energia, procurar um posto de atendimento da Eletrobras Piauí levando originais e cópias do CPF, RG, o cartão do Bolsa Família com o NIS ou NB (número do benefício – no caso de beneficiários do BPC.

Comentários

Você pode selecionar um ou mais smiley face para inserir em seu comentário

Todos os comentários nesta página estão sujeitas aos nossos Termos de Uso e não refletem necessariamente a opinião do Portal Fiel ou dos seus colaboradores. Ajude-nos a acompanhar os comentários que são ilegais, prejudicial, ameaçador, abusivo, vexatório, difamatório, vulgar, obsceno, odioso, ou racial, étnico ou censurável.

Classificados Teresina

Notícias

Notícias gospel
O mundo irá acabar em 2016? 11 de February de 2016 às 22:14

Em 1847, um grupo de colonos americanos ficou isolado devido ao inverno, e enquanto o frio

CNBB volta a criticar aborto em caso de microcefalia 11 de February de 2016 às 17:00

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Sérgio

Ministério da Saúde confirma terceira morte pelo vírus da zika 11 de February de 2016 às 10:21

O Ministério da Saúde confirmou a terceira morte pelo vírus da zika,

Marca rara de selo do rei bíblico Ezequias é encontrada em Jerusalém 04 de December de 2015 às 12:29

O artefato que representa a marca do selo do rei Ezequias que segundo a história aj

Atriz pornô diz ser evangélica em entrevista 30 de October de 2015 às 17:24

Kamilla Werneck, atriz de filmes eroticos afimou durante entrevista que sua profissã

Copyright © Portal Fiel - Gospel | Teresina | Piauí - Todos os Direitos Reservados

 

As imagens utilizadas neste site são frutos de pesquisas na internet, e podem possuir direitos autorais. Caso seja o autor de alguma imagem e gostaria de ter seu nome incluído ou mesmo não permitir o uso da imagem entre em contato com o site.