Publicidade publicidade | Portal Evangélico

Papa critica pensamento único e defende diversidade religiosa

Publicado em 28 de November de 2013 às 14:52 Fonte: Yahoo
Exibições: 1890 Comentários : 1

O Papa Francisco lamentou nesta quinta-feira um certo "pensamento único" laico que rejeita a diversidade religiosa, e fez um apelo ao direito dos fiéis de se expressarem em espaços públicos, "respeitando as convicções dos demais".

Em um discurso aos participantes de uma reunião plenária do Conselho Pontifício para o diálogo entre religiões, o Papa expressou dois "não": não a "uma fraternidade cínica" no diálogo inter-religioso, onde cada líder religioso, para assegurar um entendimento factível, "finge renunciar aquilo que lhe é mais caro".

Não a um entendimento de fachada com as sociedades laicas, acrescentou, em nome do respeito do dogma de um "pensamento único teoricamente neutro".

"Assistimos na História tragédias dos pensamentos únicos", lembrou, fugindo de seu discurso preparado.

O Papa criticou "o medo de vemos crescer nas sociedades mais secularizadas: o medo da dimensão religiosa como tal".

"A religião é vista como inútil e até mesmo perigosa. Às vezes argumenta-se que os cristãos devem abandonar as suas convicções religiosas e morais no exercício de sua profissão. A ideia generalizada é que apenas escondendo sua filiação religiosa podemos assegurar a coexistência, nos reunindo em uma espécie de espaço neutro, sem qualquer referência à transcendência", considerou.

Desta forma, Francisco parece, indiretamente, defender o direito à objeção de consciência, principalmente entre médicos, prefeitos ou professores, quando confrontados a realidades que a Igreja desaprova (aborto, eutanásia, casamento gay).

"Como seria possível a criação de relacionamentos reais, a construção de uma sociedade que seja uma verdadeira comunidade, impondo que cada um deixe de lado o que considera ser uma parte íntima do seu ser?", questionou.

"O futuro está na diversidade, não na homogeneização de um pensamento único, teoricamente neutro", insistiu Francisco, chamando os católicos a "ter a coragem" e se apresentar "da forma como são", sempre "em respeito à crença dos outros".

O Papa utilizou o mesmo argumento para o difícil diálogo com as outras religiões como o Islã, retomando as concepções de Bento XVI sobre um diálogo baseado na verdade: "dialogar não significa abrir mão da identidade (...) e muito menos ceder a um compromisso sobre a fé e a moral cristã".

"O diálogo inter-religioso e a evangelização não são mutuamente exclusivas, mas alimentam-se mutuamente", argumentou, enquanto outros líderes religiosos sentem a evangelização como uma agressão.


Comentários

Francinete Rodrigues dos - 29/11/2013 10:26:34

será que vc pensa????????????

Você pode selecionar um ou mais smiley face para inserir em seu comentário

Todos os comentários nesta página estão sujeitas aos nossos Termos de Uso e não refletem necessariamente a opinião do Portal Fiel ou dos seus colaboradores. Ajude-nos a acompanhar os comentários que são ilegais, prejudicial, ameaçador, abusivo, vexatório, difamatório, vulgar, obsceno, odioso, ou racial, étnico ou censurável.

Classificados Teresina

Notícias

Notícias gospel
O mundo irá acabar em 2016? 11 de February de 2016 às 22:14

Em 1847, um grupo de colonos americanos ficou isolado devido ao inverno, e enquanto o frio

CNBB volta a criticar aborto em caso de microcefalia 11 de February de 2016 às 17:00

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Sérgio

Ministério da Saúde confirma terceira morte pelo vírus da zika 11 de February de 2016 às 10:21

O Ministério da Saúde confirmou a terceira morte pelo vírus da zika,

Marca rara de selo do rei bíblico Ezequias é encontrada em Jerusalém 04 de December de 2015 às 12:29

O artefato que representa a marca do selo do rei Ezequias que segundo a história aj

Atriz pornô diz ser evangélica em entrevista 30 de October de 2015 às 17:24

Kamilla Werneck, atriz de filmes eroticos afimou durante entrevista que sua profissã

Copyright © Portal Fiel - Gospel | Teresina | Piauí - Todos os Direitos Reservados

 

As imagens utilizadas neste site são frutos de pesquisas na internet, e podem possuir direitos autorais. Caso seja o autor de alguma imagem e gostaria de ter seu nome incluído ou mesmo não permitir o uso da imagem entre em contato com o site.