Publicidade publicidade | Portal Evangélico

Umbandistas exigirão participação em cerimônias de formaturas no PI

Publicado em 14 de Novembro de 2013 às 21:38 Fonte: Cidade Verde
Exibições: 1899 Comentários : 1

A Comunidade Umbandista do Piauí realizou nesta quinta (14) no santuário de Oxum (deusa das águas doces), na avenida Maranhão, um evento em comemoração ao Dia Nacional da Umbanda, que é comemorado no dia 15. Durante o encontro, o babalorixá Italo Ransley comentou que os umbandistas, a partir de agora, exigirão que faculdades de Teresina realizem a Gira da Umbanda em cerimônias de formatura.

Segundo a mãe Eufrasina de Iansã, coordenadora da Rede de Religiões Afro Brasileira e Saúde do Piauí, o evento de hoje é uma prévia. "Essa data é uma grande vitória para a nossa comunidade. A presidente Dilma oficializou a data há dois anos. Isso dá o direito constitucional à liberdade de crença e ao livre exercício dos cultos religiosos", comentou.
 
Ainda de acordo com a mãe de santo, essa é uma oportunidade de mostrar para a sociedade o trabalho social entre os jovens realizado pelo grupo.
 
No próximo mês acontecerá uma reunião com o prefeito de Teresina, Firmino Filho, para discutir a aprovação de leis voltadas contra o preconceito e intolerância religiosas. O grupo solicitará, ainda, que o prefeito crie, no Parque Lagoas do Norte, a Lagoa dos Orixás.
 
"O projeto já foi aprovado pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e a Secretaria de Economia Solidária. Esperamos que nessa reunião o prefeito também aprove. Com essa lagoa, vamos reforçar nossa religião", disse.
 
A comunidade espera que no primeiro semestre do próximo ano seja colocado em prática o projeto de reforma do santuário de Oxum e o de Iemanjá, que fica localizado na avenida Marechal Castelo Branco.
 
O babalorixá Italo Ransley, coordenador da Juventude dos Terreiros de Ubanda do Estado, comentou sobre a presença dos jovens nos terreiros e revelou que os umbandistas passarão a exigir a Gira da Umbanda em formaturas. "Os jovens estão muito presentes atualmente nos terreiros. É importante trazer esses jovens porque eles serão o futuro, eles darão continuidade à religião. Por lei, já era obrigada a realização de cerimônias de umbanda em formaturas. Agora, as faculdades serão obrigadas a realizar a Gira da Umbanda nas cerimônias de formatura. Temos relatos de um jovem que não se formou porque a faculdade não permitiu que ele fizesse. Nós não vamos mais aceitar isso", disse.
 
O cantor Benício Ben participou do evento e comentou a importância desse tipo de iniciativa. "Primeiro, é um manifesto popular, uma liberdade de expressão. Nós sofremos bastante perseguição. A ignorância é o principal ingrediente da intolerância. As pessoas acham que umbanda é magia negra e despacho. Nós regemos uma lei de caridade e auxílio espiritual de irmãos que buscam a cura espiritual", declarou.

Comentários

marcelo - 17/11/2014 11:38:39

esta de parabéns a umbanda lutando contra o preconceito de todos

Você pode selecionar um ou mais smiley face para inserir em seu comentário

Todos os comentários nesta página estão sujeitas aos nossos Termos de Uso e não refletem necessariamente a opinião do Portal Fiel ou dos seus colaboradores. Ajude-nos a acompanhar os comentários que são ilegais, prejudicial, ameaçador, abusivo, vexatório, difamatório, vulgar, obsceno, odioso, ou racial, étnico ou censurável.

Bíblia Brasil

Notícias

Notícias gospel
O mundo irá acabar em 2016? 11 de Fevereiro de 2016 às 22:14

Em 1847, um grupo de colonos americanos ficou isolado devido ao inverno, e enquanto o frio

CNBB volta a criticar aborto em caso de microcefalia 11 de Fevereiro de 2016 às 17:00

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Sérgio

Ministério da Saúde confirma terceira morte pelo vírus da zika 11 de Fevereiro de 2016 às 10:21

O Ministério da Saúde confirmou a terceira morte pelo vírus da zika,

Marca rara de selo do rei bíblico Ezequias é encontrada em Jerusalém 04 de Dezembro de 2015 às 12:29

O artefato que representa a marca do selo do rei Ezequias que segundo a história aj

Atriz pornô diz ser evangélica em entrevista 30 de Outubro de 2015 às 17:24

Kamilla Werneck, atriz de filmes eroticos afimou durante entrevista que sua profissã

Copyright © Portal Fiel - Gospel | Teresina | Piauí - Todos os Direitos Reservados

 

As imagens utilizadas neste site são frutos de pesquisas na internet, e podem possuir direitos autorais. Caso seja o autor de alguma imagem e gostaria de ter seu nome incluído ou mesmo não permitir o uso da imagem entre em contato com o site.