Publicidade publicidade | Portal Evangélico

“Teólogos podem ser maldição e aflição para a igreja”, afirma padre.

Publicado em 22 de August de 2011 às 15:37 Fonte: pavablog
Exibições: 2133 Comentários : 1

O padre capuchinho alertou ainda para uma “crise” na teologia, causada por teólogos que “muitas vezes parecem ter pouca reverência pelos mistérios da fé.

Teólogos podem ser “maldição e aflição para a igreja. Se o seu trabalho não se basear na doutrina da Igreja e em uma vida de fé ativa, acabará promovendo o “erro doutrinário e moral”, escreveu Thomas Weinandy, diretor-executivo da Secretaria de Doutrina da Conferência dos Bispos dos EUA.

O padre capuchinho alertou ainda para uma “crise” na teologia, causada por teólogos que “muitas vezes parecem ter pouca reverência pelos mistérios da fé, como são tradicionalmente entendidos e professados dentro da igreja”.

Essas declarações foram feitas em um discurso para a Academia de Teologia em Washington, DC, e publicadas em Origins, a revista oficial dos bispos dos EUA.

Weinandy é o chefe de gabinete do comitê dos bispos que recentemente emitiu um forte crítica de um livro sobre a Trindade escrito pela professora de teologia Elizabeth Johnson que, segundo eles, “destrói completamente o Evangelho e a fé de quem crê no Evangelho”. Recentemente, muitos teólogos norte-americanos reuniram-se para defender Johnson, incluindo o Conselho de Administração da Sociedade Teológica Católica da América.

O chamado para fazer teologia, segundo Weinandy, é “uma das maiores honras que Deus pode conceder a um ser humano”, mas essa honra implica uma responsabilidade de “promover e defender” a verdade filosófica e teológica, conforme é ensinado pela igreja. Para ele, muitas vezes, a teologia degrada-se em um “jogo intelectual”, baseado na “diversão de parecer inteligente e sofisticado, ou na emoção e no entusiasmo que podem advir de uma discussão acadêmica.”

O padre capuchinho salientou que a teologia também deve se basear em uma vida espiritual ativa: “A teologia pode ser a única atividade acadêmica onde alguém pode aparentemente ser considerado um especialista sem realmente conhecer o assunto. Parece, às vezes, que um teólogo nem precisa realmente conhecer a Deus.”

Em sua declaração diante dos bispos, Weinandy disse que a teologia católica tornou-se muito mais “uma tentativa da razão para julgar o conteúdo da fé como se fosse algo de origem humana”, onde os teólogos servem como “juízes que estão acima da fé e arbitram o que as pessoas devem acreditar ou não. ”

Essa abordagem, segundo ele, “às vezes, mina a fé genuína dentro do corpo de Cristo” e acaba levando pessoas “àss trevas do erro. Inevitavelmente produzem fragmentação dentro da igreja.”

Weinandy reconheceu que ao longo dos séculos, a Igreja criou diferentes “escolas” de teologia. Ainda hoje, “a igreja não está experimentando um debate entre as escolas legítima do pensamento teológico, mas uma divisão radical entre os dogmas centrais da fé católica e a tradição moral fundamental da igreja.”

“Isto não é simplesmente a expressão de uma pluralidade de teologias”, Weinandy disse, “mas a própria desintegração da fé em si.” Para o padre, deve haver uma distinção entre a doutrina da Igreja e as opiniões dos teólogos, mas “muitos deles negligenciam a academia teológica ou simplesmente a desconhecem”.


Comentários

PR.RICARDO - 22/08/2011 20:13:18

OS TÉOLOGOS CONTINUAM OS MESMO DE SEMPRE.QUEM AJUDOU A CONDENAR JESUS CRISTO ? OS ESCRIBAS(ESTUDIOSOS).SERÁ QUE DEUS NÃO MOSTROU NA BÍBLIA NO LIVRO DE SALMOS 22 SEMELHANTE A LUCAS 23.ISAÍAS 07,14.MIQUEIAS 05 IRIA CHEGAR A MANDO DE DEUS?OS TEOLOGOS SÓ SABEM CONTAR HISTÓRIA,MAS CADE A UNÇÃO DE DEUS.NÃO SÃO TODOS OS TEOLOGOS QUE PODEMOS DIZER QUE TEM A UNÇÃO DE DEUS.AMÉM

Você pode selecionar um ou mais smiley face para inserir em seu comentário

Todos os comentários nesta página estão sujeitas aos nossos Termos de Uso e não refletem necessariamente a opinião do Portal Fiel ou dos seus colaboradores. Ajude-nos a acompanhar os comentários que são ilegais, prejudicial, ameaçador, abusivo, vexatório, difamatório, vulgar, obsceno, odioso, ou racial, étnico ou censurável.

Classificados Teresina

Notícias

Notícias gospel
O mundo irá acabar em 2016? 11 de February de 2016 às 22:14

Em 1847, um grupo de colonos americanos ficou isolado devido ao inverno, e enquanto o frio

CNBB volta a criticar aborto em caso de microcefalia 11 de February de 2016 às 17:00

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Sérgio

Ministério da Saúde confirma terceira morte pelo vírus da zika 11 de February de 2016 às 10:21

O Ministério da Saúde confirmou a terceira morte pelo vírus da zika,

Marca rara de selo do rei bíblico Ezequias é encontrada em Jerusalém 04 de December de 2015 às 12:29

O artefato que representa a marca do selo do rei Ezequias que segundo a história aj

Atriz pornô diz ser evangélica em entrevista 30 de October de 2015 às 17:24

Kamilla Werneck, atriz de filmes eroticos afimou durante entrevista que sua profissã

Copyright © Portal Fiel - Gospel | Teresina | Piauí - Todos os Direitos Reservados

 

As imagens utilizadas neste site são frutos de pesquisas na internet, e podem possuir direitos autorais. Caso seja o autor de alguma imagem e gostaria de ter seu nome incluído ou mesmo não permitir o uso da imagem entre em contato com o site.