Publicidade publicidade | Portal Evangélico

Com indústria e Copa, turismo de negócios já supera o de lazer

Publicado em 25 de April de 2011 às 11:41 Fonte: Folha | via: Cidade Verde
Exibições: 5894 Comentários

Com a expansão de indústrias como as petrolífera e siderúrgica e a proximidade da Copa e da Olimpíada, o turismo no Rio de Janeiro bate recordes e tem novo perfil. Embora ainda seja forte, o turismo de lazer perdeu terreno para o de negócios. Hóspedes a trabalho já representam a maioria e são responsáveis por 65% da ocupação nos hotéis da cidade em 2011.



Na década passada, a situação era bem diferente. O turismo de negócios respondia por até 30% dos visitantes, e as viagens a passeio dominavam o cenário turístico. "Havia décadas vinha sendo feito um trabalho para mudar isso. Foi uma ação de longo prazo, com investimentos em centros de convenções e quartos para receber executivos", diz Alfredo Lopes, presidente da ABIH-Rio (associação dos hotéis).

Com a rede hoteleira preparada, faltava o incremento dos negócios. Copa e Olimpíada são a cereja do bolo, mas os ingredientes principais são os setores petrolífero, siderúrgico e metalmecânico. Ainda que muitos projetos novos estejam no interior, gera reflexos na capital.

"É um processo duradouro, não é algo pontual. Há um boom de investimentos, e ainda teremos esses grandes eventos esportivos", observa Tatiana Costa, diretora de vendas do Marina Hotéis.

A rede hoteleira do Rio vive o melhor momento em 30 anos, ressalta Lopes. A ocupação média em 2011 gira em torno de 75%. O Carnaval em março estendeu a alta temporada. Na Semana Santa, a ocupação média chegaria a 94%, segundo a ABIH-RJ.

As projeções para o restante do ano são otimistas. O calendário de eventos tem diversas feiras e congressos. No mês que vem, a apresentação de Paul McCartney deve aumentar o movimento. Em julho, o sorteio das eliminatórias para a Copa-14 vai trazer movimento. Em setembro, o Rock in Rio já esgotou as reservas em alguns hotéis.

Para alguns empresários do setor, a cidade não terá baixa temporada. O período de junho a agosto -quando, em média, 55% dos quartos ficam ocupados- deve ter movimento recorde. "É exagero dizer que não haverá baixa temporada. Mas será um movimento muito bom para o período", diz Alban Dutemple, gerente do Sofitel Copacabana.

Dutemple ainda diz que a desvalorização do dólar ajudou a reduzir o chamado turismo clássico e que o Rio é uma cidade cara. Com o real apreciado, os custos para os turistas ficam ainda maiores.


Comentários

Você pode selecionar um ou mais smiley face para inserir em seu comentário

Todos os comentários nesta página estão sujeitas aos nossos Termos de Uso e não refletem necessariamente a opinião do Portal Fiel ou dos seus colaboradores. Ajude-nos a acompanhar os comentários que são ilegais, prejudicial, ameaçador, abusivo, vexatório, difamatório, vulgar, obsceno, odioso, ou racial, étnico ou censurável.

Classificados Teresina

Notícias

Notícias gospel
O mundo irá acabar em 2016? 11 de February de 2016 às 22:14

Em 1847, um grupo de colonos americanos ficou isolado devido ao inverno, e enquanto o frio

CNBB volta a criticar aborto em caso de microcefalia 11 de February de 2016 às 17:00

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Sérgio

Ministério da Saúde confirma terceira morte pelo vírus da zika 11 de February de 2016 às 10:21

O Ministério da Saúde confirmou a terceira morte pelo vírus da zika,

Marca rara de selo do rei bíblico Ezequias é encontrada em Jerusalém 04 de December de 2015 às 12:29

O artefato que representa a marca do selo do rei Ezequias que segundo a história aj

Atriz pornô diz ser evangélica em entrevista 30 de October de 2015 às 17:24

Kamilla Werneck, atriz de filmes eroticos afimou durante entrevista que sua profissã

Copyright © Portal Fiel - Gospel | Teresina | Piauí - Todos os Direitos Reservados

 

As imagens utilizadas neste site são frutos de pesquisas na internet, e podem possuir direitos autorais. Caso seja o autor de alguma imagem e gostaria de ter seu nome incluído ou mesmo não permitir o uso da imagem entre em contato com o site.