Publicidade publicidade | Portal Evangélico

Pastor se Suicida Dentro de Igreja e Levanta Suspeitas Sobre Legitimidade de Denominações

Publicado em 12 de April de 2011 às 06:41 Fonte: alagoas24horas
Exibições: 3353 Comentários : 4

A morte do pastor Cosmo Rocha dos Santos, de 33 anos, encontrado morto dentro da Igreja evangélica Pentecostal Coluna de Fogo, localizada na periferia de Maceió, levanta, além da questão da tragédia pessoal – uma vez que o pastor já havia tentado o suicídio em outras três ocasiões – a formação dos pastores das igrejas evangélicas que atuam na capital alagoana.

O surgimento de novas denominações evangélicas clandestinas cresce a olhos vistos. Em cada esquina há uma placa diferente, com líderes que muitas vezes se auto-intitulam pastores, sem nenhum critério ou preparação prévia para assumir uma congregação e cuidar de seus membros.

Para uma entidade religiosa funcionar dentro dos padrões legais, no entanto, é necessária a criação de uma legislação interna, estatuto e o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Além disso, o líder deve ter formação em Teologia, ser filiado a uma convenção de sua classe e ser aceito pela maioria dos fiéis através de assembleia pública feita durante uma das reuniões.

As exigências, entretanto, são regiamente ignoradas pela maioria das igrejas abertas em todo o Estado. Não existe, segundo informações levantadas pela reportagem do Alagoas24horas, nenhuma entidade responsável pela fiscalização do funcionamento desses templos ou da atuação dos seus pastores.

A Ordem dos Pastores de Alagoas (OPEAL) presta assistência emocional e espiritual aos pastores formados e também fiscaliza os pastores que já trabalham nas igrejas. “Buscamos informações sobre o líder, onde foi ordenado, seu credenciamento e quem o consagrou”, destacou Jorge Sutareli, diretor da ordem.

Questionado sobre a quantidade de santuários em Maceió, o superintendente do Controle e Convívio Urbano, Galvaci de Assis informou que atualmente a SMCCU não possui um número exato de templos clandestinos e por isso o controle torna-se mais difícil. “Temos 30 fiscais que fiscalizam não só igrejas, mas tudo que diz respeito ao convívio urbano e, como o número cresce a cada dia, não há como precisar uma quantidade exata de congregações”, salientou Galvaci. “Não há como inibir o surgimento de novas igrejas, mas estamos fiscalizando todas que encontramos, solicitando inclusive o alvará de funcionamento”, frisou ainda o secretário.

A grande preocupação é o despreparo destes líderes “piratas”, que muitas vezes recorrem à função por motivos diversos e sequer possuem estrutura emocional para arcar com toda a responsabilidade que o cargo requer. Uma fiscalização ostensiva se faz necessária para verificar as condições legais, físicas dos locais de reunião e dos líderes de cada uma delas, dando assim a segurança necessária à sociedade.


Comentários

pra.michelly - 13/04/2011 22:04:11

SÓ,DEUS PRA DAR VITÓRIA POIS É GENTE QUE NEM SE CONVERETEU E JÁ QUER CONVERTER PESSOAS HÁ COISAS QUE NEM MESMO ELES CONHECEM...PRECISAM DE LER IICRONICAS 7:14 E DEPOIS DEUS PODE LIBERTAR ESSES "PASTORES" PRA TRANSFORMAR EM LÍDERES...

PRA.MICHELLY - 13/04/2011 22:04:19

IRMÃOS DESCULPEM PELO ERRO DE PORTUGUÊS ACIMA QUIS DIZER "SE CONVERTEU" SOU PRA. E FAÇO CURSOS NA CONVENÇÃO A QUAL EU PERTENÇO PARA SEMPRE SE ATUALIZAR...E SOU TAMBÉM CAPELÃ VOLUNTÁRIA MAS TUDO É PARA QUE NÃO FAÇAMOS BESTEIRAS E NEM JOGUEMOS NINGUÉM FORA DO CONVÍVIO CRISTÃO...
SABENDO QUE TODO SER HUMANO É CAPAZ DE ERRAR E TEM A CHANCE DE SE CONSERTAR PORTANTO VIVENDO MATEUS 7:1 NÃO DEVEMOS JULGAR PRA NÃO SERMOS JULGADOS ,COM ISSO VAMOS AMAR NOSSO SEMELHANTE INDEPENDENTE DA SUA OPÇÃO RELIGIOSA...PRA SERMOS PESSOAS DE DEUS RESPEITADAS DEVEMOS RESPEITAR TAMBÉM A OUTREM...

DEIXO A PAZ DO SENHOR JESUS A TODOS QUE LEREM MEUS COMENTÁRIOS.

salvador martins - 14/04/2011 22:04:51

eu pertenço a igreja assembleia de Deus a mais de cincuenta anos,e sou completamente contra esse crescimento desordamente de denominaçoes pessoas sem nem um preparo intelectual,nem espiritual,alguns até escluido da igreja, abre ministerios, e se intitulam pastor é um absurdo.em timoteo diz,procura apresentar-te a Deus como obreiro que não tém do que se envergonhar,que maneja bém a palavra da verdade.tem de ter conhecimento.eu acho que deveria ter uma fiscalização das convenções pra dar um chega nisso.dismoraliza as igrejas que tém um fundamento sério.

carlos - 04/07/2013 20:08:54

sim mais nos cristao nao podemos julgar o fato acontecido com todos os pastores da terra . sou pastor e tenho um ministerio . ja vi fatos como por exemplo um que caiu com minha ex. esposa. mais nao deixei de ser pastor nem julgo os outros . quem caiu foi o que caiu mesmo assim nao o julgo . quem vai julga-lo e a palavra . mesmo sendo ministerio pequeno , mais ainda tem homens de deus na terra. e sao ungidos . nao temos que tocar na unçao de obreiros nenhum . paz de jesus

Você pode selecionar um ou mais smiley face para inserir em seu comentário

Todos os comentários nesta página estão sujeitas aos nossos Termos de Uso e não refletem necessariamente a opinião do Portal Fiel ou dos seus colaboradores. Ajude-nos a acompanhar os comentários que são ilegais, prejudicial, ameaçador, abusivo, vexatório, difamatório, vulgar, obsceno, odioso, ou racial, étnico ou censurável.

Bíblia Brasil

Notícias

Notícias gospel
O mundo irá acabar em 2016? 11 de February de 2016 às 22:14

Em 1847, um grupo de colonos americanos ficou isolado devido ao inverno, e enquanto o frio

CNBB volta a criticar aborto em caso de microcefalia 11 de February de 2016 às 17:00

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Sérgio

Ministério da Saúde confirma terceira morte pelo vírus da zika 11 de February de 2016 às 10:21

O Ministério da Saúde confirmou a terceira morte pelo vírus da zika,

Marca rara de selo do rei bíblico Ezequias é encontrada em Jerusalém 04 de December de 2015 às 12:29

O artefato que representa a marca do selo do rei Ezequias que segundo a história aj

Atriz pornô diz ser evangélica em entrevista 30 de October de 2015 às 17:24

Kamilla Werneck, atriz de filmes eroticos afimou durante entrevista que sua profissã

Copyright © Portal Fiel - Gospel | Teresina | Piauí - Todos os Direitos Reservados

 

As imagens utilizadas neste site são frutos de pesquisas na internet, e podem possuir direitos autorais. Caso seja o autor de alguma imagem e gostaria de ter seu nome incluído ou mesmo não permitir o uso da imagem entre em contato com o site.