Publicidade publicidade | Portal Evangélico

Cristãos iraquianos que sobreviveram a ataque celebram Natal na França

Publicado em 27 de December de 2010 às 10:54 Fonte: AFP | via Folha Gospel
Exibições: 1593 Comentários

Os iraquianos que sobreviveram ao atentado contra uma catedral católica siríaca de Bagdá durante uma missa, no dia 31 de outubro, participaram de uma celebração natalina especial neste domingo na França, para onde foram levados depois do ataque.

"Esta missa está sendo celebrada especialmente para os sobreviventes do ataque de 31 de outubro", disse Elish Yako, líder da associação francesa que está ajudando os sobreviventes, durante o serviço religioso na igreja siríaca de Paris.

Cerca de 800.000 cristãos viviam no Iraque antes da invasão americana de 2003 que derrubou o ditador Saddam Hussein. Este número vem caindo desde então, e hoje calcula-se que haja apenas 500.000. Muitos fugiram em consequência das perseguições e ataques a templos e comunidades católicas.

"Todas as igrejas de Bagdá cancelaram a celebração da Missa do Galo por motivos de segurança" neste Natal, lamentou Yako.

"Toda vez que eu vou a uma igreja, lágrimas me vêm aos olhos. Esqueci os versos das rezas, até mesmo o 'Pai Nosso'", emocionou-se Mariam, de 65 anos, uma das sobreviventes que participou da missa em Paris.

Ela chegou à França no dia 8 de novembro com o filho, uma das 36 pessoas feridas no ataque que foram trazidas à França para receber tratamento médico.

Quarenta e quatro fiéis, dois sacerdotes e sete agentes das forças de segurança morreram no ataque à catedral siríaca de Bagdá, perpetrado por insurgentes ligados à rede terrorista Al-Qaeda. Sessenta pessoas ficaram feridas.

"Meu coração está lá, meus pensamentos estão lá, com as famílias que ficaram, que perderam seus entes queridos", disse Mariam.

Segundo Elish Yako, cinco dos cristãos iraquianos que viajaram à França já retornaram a Bagdá, e seis ainda estão internados. Outros entraram com pedido de asilo no país.

A França anunciou que pretende trazer outros 93 cristãos do Iraque.

Palavras Chave:

Missoes, Igreja,


Comentários

Você pode selecionar um ou mais smiley face para inserir em seu comentário

Todos os comentários nesta página estão sujeitas aos nossos Termos de Uso e não refletem necessariamente a opinião do Portal Fiel ou dos seus colaboradores. Ajude-nos a acompanhar os comentários que são ilegais, prejudicial, ameaçador, abusivo, vexatório, difamatório, vulgar, obsceno, odioso, ou racial, étnico ou censurável.

Classificados Teresina

Notícias

Notícias gospel
O mundo irá acabar em 2016? 11 de February de 2016 às 22:14

Em 1847, um grupo de colonos americanos ficou isolado devido ao inverno, e enquanto o frio

CNBB volta a criticar aborto em caso de microcefalia 11 de February de 2016 às 17:00

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Sérgio

Ministério da Saúde confirma terceira morte pelo vírus da zika 11 de February de 2016 às 10:21

O Ministério da Saúde confirmou a terceira morte pelo vírus da zika,

Marca rara de selo do rei bíblico Ezequias é encontrada em Jerusalém 04 de December de 2015 às 12:29

O artefato que representa a marca do selo do rei Ezequias que segundo a história aj

Atriz pornô diz ser evangélica em entrevista 30 de October de 2015 às 17:24

Kamilla Werneck, atriz de filmes eroticos afimou durante entrevista que sua profissã

Copyright © Portal Fiel - Gospel | Teresina | Piauí - Todos os Direitos Reservados

 

As imagens utilizadas neste site são frutos de pesquisas na internet, e podem possuir direitos autorais. Caso seja o autor de alguma imagem e gostaria de ter seu nome incluído ou mesmo não permitir o uso da imagem entre em contato com o site.