Publicidade publicidade | Portal Evangélico

Julian Schnabel prega fim do conflito palestino-israelense

Publicado em 03 de September de 2010 às 08:52 Fonte: Ultimo Segundo
Exibições: 1102 Comentários

Diretor de Miral conta criação do Estado de Israel sob o ponto de vista palestino

Julian Schnabel é conhecido por filmes como Basquiat, Antes do Anoitecer e O Escafandro e a Borboleta. Alguns tinham teor político, mas nenhum tão explicitamente quanto Miral, sobre o conflito palestino-israelense, baseado no livro da jornalista palestina Rula Jebreal e exibido em sessão de imprensa na manhã desta quinta-feira (2), dentro da competição do 67º Festival de Veneza. “Senti urgência de falar desse assunto. Esse conflito precisa acabar”, disse o diretor na coletiva de imprensa do início da tarde. “Como sou um judeu americano, achei que era uma pessoa bem boa para contar a história do outro lado.”

Miral traz a história da criação do Estado de Israel sob o ponto de vista palestino, por meio da história de várias mulheres, iniciando por Hind Husseini (Hiam Abbass), que começa a recolher órfãos das ruas em 1948. Já Nadia (Yasmine Al Massri) foge de um parente que a estupra, casa-se com Jamal e dá a luz a Miral. Aos 7 anos, a menina (Freida Pinto) vai para a escola e orfanato de Hind e, na década de 1980, no início da Intifada, envolve-se com um militante da causa palestina.

Rula Jebreal baseou-se em sua própria história para escrever o livro. “Eu tive a sorte de ter ajuda de um pai e de uma professora amorosa”, disse a roteirista. “A força da educação é a chave para a pacificação.” Ela também destacou que a maior parte das vítimas de conflitos é de mulheres e crianças.
“As mulheres sem instrução nessa região têm duas saídas: casar-se aos 13 anos de idade ou serem cooptadas por fanáticos religiosos. Agora lhes pergunto: o que é melhor para garantir a segurança, educá-las ou deixá-las ignorantes?”, indagou. Rula também confessou que ver sua história na tela foi doloroso. “Foi difícil assistir ao estupro de minha mãe, um assunto abafado pela minha família. Mas eu sei que, para enxergar meu futuro, preciso olhar para meu passado.”

Schnabel rodou o longa-metragem em Israel e fez questão de que Rula estivesse lá o tempo inteiro. “Se conseguimos realismo e autenticidade, foi por causa dela.” De fato, rodado em estilo documental, quase como um filme caseiro em alguns momentos, ele coloca o espectador dentro do drama do conflito, com sequências impactantes como a demolição de uma casa e imagens mais sutis, como a progressiva dificuldade de locomoção e violência. Às vezes, recorre demais a explicações sobre o contexto, que saem meio como discurso da boca dos personagens.

Se, em princípio, a presença da indiana Freida Pinto pode incomodar, com o tempo ela conquista com uma performance sincera – fora que a atriz é a cara da roteirista Rula Jebreal. A língua falada no longa-metragem é majoritariamente o inglês. “Árabes e judeus falam árabe, e o filme tem uma mistura de línguas. Mas quero que ele seja visto pelo máximo de pessoas possível”, disse Schnabel.

Na coletiva, o produtor T. Ben Ammar disse que o filme “não pretende dar lições políticas, mas tocar os corações”. Ele contou que Julian Schnabel recebeu uma carta de um amigo israelense, dizendo: “Agora podemos falar”. “Esperamos dar isso aos judeus com senso ético e moralidade, na linha do grande judaísmo”, completou Ammar. E citou o rabino Judah Magnes: “Justiça para os judeus sem injustiça para os árabes”.

Palavras Chave:

Tv, Filme, Israel, Livro, Escola,


Comentários


( ! ) Warning: imagejpeg(chaves_comentario/captchab3ba.jpg): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/vhosts/portalfiel.com.br/subpaginas/comentarios.php on line 28
Call Stack
#TimeMemoryFunctionLocation
10.0001233680{main}( ).../index.php:0
20.0007244040include( '/var/www/html/vhosts/portalfiel.com.br/noticias.php' ).../index.php:24
30.0088304016include( '/var/www/html/vhosts/portalfiel.com.br/subpaginas/comentarios.php' ).../noticias.php:138
40.0088304088criaimagem( ).../comentarios.php:30
50.0089305072imagejpeg ( ).../comentarios.php:28

Você pode selecionar um ou mais smiley face para inserir em seu comentário

Todos os comentários nesta página estão sujeitas aos nossos Termos de Uso e não refletem necessariamente a opinião do Portal Fiel ou dos seus colaboradores. Ajude-nos a acompanhar os comentários que são ilegais, prejudicial, ameaçador, abusivo, vexatório, difamatório, vulgar, obsceno, odioso, ou racial, étnico ou censurável.

Classificados Teresina

Notícias

Notícias gospel
O mundo irá acabar em 2016? 11 de February de 2016 às 22:14

Em 1847, um grupo de colonos americanos ficou isolado devido ao inverno, e enquanto o frio

CNBB volta a criticar aborto em caso de microcefalia 11 de February de 2016 às 17:00

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Sérgio

Ministério da Saúde confirma terceira morte pelo vírus da zika 11 de February de 2016 às 10:21

O Ministério da Saúde confirmou a terceira morte pelo vírus da zika,

Marca rara de selo do rei bíblico Ezequias é encontrada em Jerusalém 04 de December de 2015 às 12:29

O artefato que representa a marca do selo do rei Ezequias que segundo a história aj

Atriz pornô diz ser evangélica em entrevista 30 de October de 2015 às 17:24

Kamilla Werneck, atriz de filmes eroticos afimou durante entrevista que sua profissã

Copyright © Portal Fiel - Gospel | Teresina | Piauí - Todos os Direitos Reservados

 

As imagens utilizadas neste site são frutos de pesquisas na internet, e podem possuir direitos autorais. Caso seja o autor de alguma imagem e gostaria de ter seu nome incluído ou mesmo não permitir o uso da imagem entre em contato com o site.