Publicidade publicidade | Portal Evangélico

Entrevista com o Pastor Jotinha

O último pioneiro das Assembleias de Deus
Exibições: 35034 Comentários : 40

Portal Fiel: O senhor nasceu em um lar cristão?

Pr. Jotinha: Nasci em Israel, na Galiléia. Sou descendente da tribo de Judá, uma parte da tribo crê que Jesus é o Messias. Por isso já nasci crente, crendo que Ele morreu na Cruz, que Ele é o Messias, o filho de Deus.

Portal Fiel: Como foi sua vinda ao Brasil?

Pr. Jotinha: Em 1911 eu, minha mãe e meu pai viemos para o Brasil, nós éramos refugiados. Desembarcamos no Rio grande do Sul, em uma cidade fronteira por nome Santa Maria da Boca dos Montes. Nós três ingressamos na Igreja Batista, com 4 anos de idade eu já pregava a palavra, aos cinco anos Jesus me chamou para o ministério, e aos 15 eu fui consagrado a pastor por Daniel Berg e Gunnar Vingren.

Portal Fiel: A experiência que o senhor passou e lhe marcou profundamente?

Pr. Jotinha: Faz 96 anos que eu tive um encontro com Jesus no Jordão, Ele colocou as mãos na minha cabeça e disse que eu iria levar a palavra dEle aos quatro cantos da terra, que seria comigo pra onde quer que eu fosse e que acrescentaria os meus dias de vida na terra dos viventes. Esse encontro foi o mais marcante.

Portal Fiel: O que o senhor experimentou no passado e sente falta nos dias de hoje?

Pr. Jotinha: O passado foi difícil, naqueles tempos você não tinha luz elétrica, não tinha geladeira, TV e carro, era tudo primitivo. A perseguição também era grande, apedrejamento, prisões, chicotadas, era muito difícil. Hoje é muito bom, muito fácil, mas eu sinto falta desse tempo, pois muitos estão brincando de ser crentes, e naquela época o povo tinha mais temor a Deus, encarava as coisas com mais seriedade, eram mais santos.

Portal Fiel: O pastor sofreu perseguições?

Pr. Jotinha: Quem não sofreu?Quem dos pioneiros não foram apedrejados, jogados a fogueira, presos? No início a Assembléia de Deus foi muito perseguida, a igreja católica estava no nosso encalço. Por causa das línguas estranhas nós levávamos nomes de feiticeiros, bruxos e éramos presos. Mas levávamos as boas novas de salvação com alegria, pois tínhamos uma determinação a cumprir, e era por amor. Quanto mais perseguidos éramos mais a igreja crescia. Atualmente você pode contemplar como a Assembléia de Deus cresceu no mundo todo, é a maior obra pentecostal aqui na terra. Como disse Fernando Pessoa, “tudo vale a pena se a alma não for pequena”, e valeu a pena semear a palavra do Senhor.

Portal Fiel: Qual seu sentimento ao perceber que foi tão importante na fundação e história das Assembléia de Deus no Brasil?

Pr. Jotinha: Sinto muita decepção. A Assembléia de Deus está muito mudada, há muita vaidade, orgulho, egoísmo, o temor acabou. Mas ela continua sendo a Assembléia de Deus.

Portal Fiel: Conhecemos o pastor pelos hinos da harpa. Qual deles o senhor mais gosta e por quê?

Pr. Jotinha: Eu gosto de todos os hinos, a inspiração vem do espírito Santo. Nós cantávamos os hinos da Igreja Batista, e em uma reunião Daniel Berg disse que iria orar a Deus pra que Ele desse o nosso próprio hinário, houve uma profecia que falava em chuva de graça, e dessa profecia saiu o primeiro hino da harpa. Daniel Berg foi acometido de malária, e naquela época quem pegasse essa doença morria, ela ceifava milhões de brasileiros. Berg dizia que ia embora, voltar pra terra dele e nós falávamos que não era pra ele perturbar o coração porque Deus era fiel e iria fechar a boca do leão, que era a malária. Dessa palavra saiu o hino 84, que diz “não perturbeis o coração, porque eu sempre sou fiel, eu fecho a boca do leão, na cova estou com Daniel”, oramos por ele, Deus o curou e no outro dia nos estávamos pregando a palavra.

Portal Fiel: Quem é Jesus pra você e o que Ele representa na sua vida?

Pr. Jotinha: Ele é tudo pra mim, meu salvador, redentor, meu pai, minha mãe, meu tio, meu avó, Ele é o meu amigo. Jesus trata todos iguais, nós somos todos iguais diante dEle, mas Ele tem amigo, e eu sou amigo dEle e Ele é meu amigo. São 100 sem quebrar esse elo de amizade e não quero jamais quebrar.

Portal Fiel: O senhor já viajou aos quatro cantos da terra? Dos países que o senhor já visitou, qual deles é profundamente apaixonado pela obra de Deus?

Pr. Jotinha: Eu não sei qual país ainda não fui, mas minha agenda está cheia até 2015. O Brasil é o país que mais me chamou atenção, ele é uma nação que tem amor pelas almas.

Portal Fiel: 100 anos vivendo para Deus, então o que é ter intimidade com Ele, o que uma vida de adoração requer?

Pr. Jotinha: Muita determinação, obediência, santificação. Eu já era escolhido, fui separado e até hoje nunca participei de nada do mundo. Temos que ter em mente o seguinte: Se quisermos viver pra Deus temos que morrer novamente, porque é morrendo que nascemos.

Portal Fiel: Deixe um recado para os internautas que acessam o Portal Fiel.com.

Pr. Jotinha: Siga a Deus e examine a palavra. Hoje você não sabe quem é quem, porque temos duas qualidades de pastores, o pastor chamado e o chamado pastor, também temos duas igrejas, igreja que vai subir e a que vai ficar. Devemos examinar a bíblia, ela diz que nós erramos porque não conhecemos as escrituras. Se aconchegue a Deus!

Confira as fotos da entrevista.

Confira as fotos do evendo na igreja

Nallyne Soares

Estudante de jornalismo da Universidade Estadual do Piauí - UESPI.

Nallyne Soares

Comentários


Thomas Jefferson - 05/10/2009 0:00:00

Quem quiser colaborar com o projeto e doar brinquedos... entre em contato com a radio amém Fm e faça sua doação!!

JOÃO PAULO ALVES - 05/10/2009 0:00:00

Vai ficar na istória esse dia !!!

José Soares Nabuco - 19/08/2010 0:00:00

Amados...
No Mensageiro da Paz, VEÍCULO OFICIAL da Assembléia de Deus no Brasil - CPAD - Fev/09, Pastor Isael de Araujo, que lá está há 26 anos, publicou “A VERDADEIRA HISTÓRIA DA CRIAÇÃO DOS HINOS 1, 5, 8, 84, 96 e 187 DA HARPA CRISTÔ, que desmente a versão da pretensa autoria desses hinos pelo "Pr. Jotinha". NÃO FALTEMOS COM A VERDADE.

Fernando - 19/08/2010 0:00:00

Tenhamos muito cuidado, pois na internet pode-se escrever o que quiserem contra quem quiser, e se voce for pesquisar, sempre tem alguem tentando desmentir os servos de Deus. O que minha biblia me alerta é justamente isso, que muitos se levamtam contra os escolhidos de Deus, e quando digo muitos, não me refiro aos que são descrentes, e se aos que se dizem crentes. Fique atento.

José Soares Nabuco - 19/08/2010 0:00:00

É amigo, mas trata-se no caso de um órgão ofial das Assembléias de Deus - MENSAGEIRO DA PAZ, quem está falando a verdade, Pr. Jotinha ou o jornal? só queremos esclarecer.

Fernando - 19/08/2010 0:00:00

Como sempre a historia registrada sempre bate com a verdade dos fato.??? não é mesmo..??? Como voce, muitos não recebem a Cristo por obras vindas direto do inferno como O Codigo D´Vince, o evangelio de Judas e muitos outros... pensando bem nem o Diabo existe mesmo né! ou tem um livro provando... FIQUE ATENTO, DEUS CHAMOU AS COISAS VIS DESSE MUNDO PARA CONFUNDIR AS QUE SÃO. A proposito não compre fruntas no mercado, pois vc não viu a arvore que as geraram.

Fernando - 19/08/2010 0:00:00

Com Jesus era muito parecido, os pobres e necessitados viviam atras dEle e eram curados, mais mesmo assim os escribras pediam provras se Ele era o filho de Deus. Eles viram a ressureição de Lazaro mais nao creram, viram os lebrossos sendo curados mais, procuravam mata-lo, pediam sinal, prova, tudo em quanto, mais vendo nao creram. Me diga seu avós, ou algum parente que voce conhece com a idade do Pr. Jotinha caminha, pula, fala, ver ou canta com ele? faz me saber amigo.

José Soares Nabuco - 19/08/2010 0:00:00

Fernando - Tôlo! você acaba de rebaixar o JORNAL MENNSAGEIRO DA PAZ à obras de satanás. Por mutio pouco te deixas enganar, Até o próprio diabo se traveste em anjo de luz! Só pra cita um exemplo, Pr. Jotinha em um video do youtube (://.youtube.com/watch?v=W6W9NWU1oac) afirma que através de uma profecia compôs o Hino 01 da Harpa Cristã, todos sabem que este hino é de autoria do norte-americano "Daniel Webster Whittle" (D.W.W.) em 1883, sob o título “There Shall be Showers of Blessing”, muito antes do Pr. Jotinha nascer e sua música é de "James McGranahan" (J.M.) e foi publicado no hinário Gospel Hymns sob o Nº 4. Na América ficou conhecido apenas como “Showers of Blessing”. Foi traduzido para o português em 1890, por Salomão Luiz Ginsburg ao chegar ao Brasil como missionário. Em 1923, constava no hinário da Igreja Evangélica Congregacional, Salmos e Hinos, 4ª edição, sob o N° 331. Depois houve apenas um adaptação da letra para o português e colocado na Harpa Cristã. QUE VERDADE DOS FATOS É ESSA QUE VOCÊ SE REFERE FERNANDO? Aqui está o hino no original pra todo mundo ver e pesquisar: ://.youtube.com/watch?v=NFNRglWwcKg. ME OFENDEU DE GRAÇA FERNANDO... DEUS TE ABENÇOE.

Joaquim - 19/08/2010 0:00:00

Pessoal vamos parar com isso! Eu não sei dizer se os hinos são ou não dele, o que sei é que esse homem recebeu realmente uma dádiva divina, pois não podemos encontral outra pessoa com 100 anos de idade com o vigor físico desse Pr, eu CREIO que ele compôs sim os hinos, mas caso não tenha sido ele o único prejudicado será ele mesmo que terá que acertas as contas com Deus por ter mentido! Vamos encerrar este assunto! Fiquem na Paz!

José Soares Nabuco - 20/08/2010 0:00:00

Joaquim, a questão da idade é coisa irrelevante, o umbandista Bita do Barão, agora em 2010 completa 94 anos e continua, infelizmante, "baiando" e "pulando" feito um menino. Pr. Jotinha afirma no vídeo “Mais Perto Quero Estar” (.youtube.com/watch?v=fPMu_LEOH9U) que ele escreveu este hino para um “irmão boadeiro” que lhe pediu um hino para também entrar na primeira edição da Harpa Cristã que seria “fechada” com 100 hinos. O hino Nº 187, “Mais Perto, Meu Deus, de Ti!”, foi escrito pela norte-americana Sarah Flower Adams (S.F.A.) em 1841 sob o título “Near, My God, to Thee”. Sarah era compositora e, um dia quando estudava a Bíblia, ficou tão impressionada com a história do Gênesis, da visão de Jacó, em Betel, a escada que alcançava o céu, e os anjos que desciam e subiam por ela (Gn 28.10-19).
Sarah legou-nos outros 12 hinos.
Lowell Mason, músico sacro, deixou registrado na história que, em uma noite de 1856, depois de despertar de um sono, com olhos aberto na escuridão, na solidão da sua casa, veio a ele, pela manhã, a melodia para a letra escrita por Sarah Adams. (7)

Sua versão em português foi feita em 1888 pelo Dr. João Gomes da Rocha e foi publicado no hinário da Igreja Evangélica Congregacional, Salmos e Hinos, sob o N° 219, com o título “Mais Perto Quero Estar” (atual Nº 360). Pr. Jotinha mente!

Fernando - 20/08/2010 0:00:00

Caro José Soares, até o presente momente não citei seu nome, nem lhe atribui adjetivos depreciativos. Gostaria que se possivel fizesse o mesmo. O não acreditar vem de ti mesmo, ou por informações que achaste na internet...????

FRANCISCO - AD PARQUE JUR - 20/08/2010 0:00:00

vários pesquisadores e históriadores como o Pr Isael de Araujo que é escritor do Dicionário do Movimento Pentecostal, Pr Jotinha não é o autor e muito menos tradutor ou adaptador dos hinos citados. As informações históricas não batem com os testemunhos e afirmações do Pr Jotinha nem mesmo sua ordenação pastoral não é antiga, mas é recente pela Cadeeso e o seu registro na CGADB é 43.610. Se ele é um pastor tão antigo, por que só há pouco tempo ele foi reconhecido?

O pastor Jotinha não conta em seus testemunhos que ele é autor de “traduções”, “adaptações” ou “versões” dos hinos 1, 5, 8, 84, 96 e 187 da Harpa Cristã. Ele dá testemunho por aí dizendo que é o próprio autor das letras e melodias dos referidos hinos, como se eles não fossem traduções e adaptações do inglês (idioma original de todos eles).

FRANCISCO - AD PARQUE JUR - 20/08/2010 0:00:00

PQ, DELETARAM A MENSAGEM DO IRMÃO DA AD DO RENASCENÇA II QUE DISSE AQUI QUE PASTOR JOTINHA ENTROU EM CONTRADIÇÃO EM SUAS ESTÓRIAS POR LÁ? ESTE PORTAL CONTINUARÁ DEMOCRÁTICO OU NÃO?

Fernando Valler - 20/08/2010 0:00:00

Acompanhe comigo:
-
1)Nesse link estão acusando o Ev. Billy Graham -
Link: espada.eti.br/n1355.asp
Link: baptistlink.com/creationists/billy.htm
(obs: e tudo com provas e documentos mesmo...)
-
2)aqui é contra Pr. Marcos Feliciano -
Link: twixar.com/bhdr -
Link: youtube.com/watch?v=YAU8Yp23rPM -
(obs: com videos provando e tudo mais)
-
PARA NÃO ME PROLONGAR MAIS VEJAMOS O ULTIMO
-
3) Nesse o "CRISTÃO" fecha com chave de ouro, todos os pregadores que ja se destacaram são anatema e so sobra um:
Link: anathema.com.br/
(obs: todos com provas e links e tudo mais que for possivel usar como prova)
-
Acredito que se pode observar que para acusações tudo se levanta com provas e mais provas, referencias e mais referencias. Agora fica com cada um acreditar no Homem que voces estão vendo (eu vi) ou no que existe na internet contra ele.
-
OBS: MAIS SE ACREDITAREM NO CONTEUDO NA INTERNET CONTRA ELE, TEM QUE ACREDITAR NO QUE EXISTE CONTRA OS OUTROS PREGADOES, EVANGELISTAS, PASTORES E POR AI VAI. pois como fiz questão de resaltar TODOS, TODOS, tem provas e referencias, perfeitamentes checaveis alguns até com videos.
Que Deus tenha missericordia de todos nós.
-
Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho. (João 3:11)
-
O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. (1 João 1:3)

Jabim - 20/08/2010 0:00:00

Ir. Francisco o comentário deve ter sido excluído por que o tal "irmão" não se conteve em apenas expor sua opinião sobre o assunto discutido aqui mas insultou a pessoa que fez a entrevista. Desde que acompanho este portal todo comentário desse tipo é apagado. E quanto a essa discussão tola, me respondam uma coisa: Quem vai para o céu ou para o inferno se este pastor estiver mentindo?

José Soares Nabuco - 20/08/2010 0:00:00

Fernando Valler sua "semântica" é fajuta. EU FALO DE DECLARAÇÕES QUE ESTÃO DOCUMENTADAS EM VÍDEO DO PR. JOTINHA PARA TODO MUNDO VER. ELE MESMO É QUEM DIZ QUE COMPÔS OS HINOS QUE NA VERDADE FORAM IRMÃS E IRMÃOS AMERICANOS NO SÉCULO XVIII QUE COMPORAM ANTES DO PR. JOTINHA NASCER. ISTO É FATO, OS HINOS SÃO DE AUTORIA DE OUTRAS PESSOAS.

Renata - 20/08/2010 0:00:00

Eu acredito sim que foi o Pastor Jotinha quem escreveu esses hinos eu nao preciso de nenhuma prova material p acreditar, assim como creio q Jesus Cristo morreu e ressuscitou pelos nossos pecados por mais que esteja registrado em qualquer lugar o contrário, por mais q um anjo descesse do céu e falasse o contrário, nao é mesmo meus irmãos em Cristo, não é uma questão de questionar p saber se é verdade ou não, é uma questão de fé..e fé nao segue a lógica humana..Como não querer acreditar no Pr. Jotinha se eu vi este homem de 100 anos pulando, cantando e correndo de esteira na minha frente sem sentir nenhuma dor e comendo de tudo( feijoada, buxada, panelada...)e além do mais ele lembra de coisas que nem mesmo eu sendo Jovem lembraria sobre minha infância deas, nomes de pessoas, lugares, ele conta suas experiências com muito detalhamento..Sua idade sim é mto relevante ele é um milagre vivo do q Deus pode fazer pois foi promessa Dele...precisamos crêr meus irmãos o mundo de hj é tão materialista q nao conseguimos mais crer de todo o coração por mais q o mundo diga o contrario é uma questao somente de fé..Somos "Crentes"ou não? Então me digam o q é ser crente será se tô fazendo errado em crer naquilo q nao vi e q nao vejo..Outra coisa a bíblia ela nao tem contradição nenhuma né..mas se vc for pesquisar na Net vc vai encontrar varias provas de contradiçoes q os pesquisadores dizem ter e então no q devo acreditar? e os pregadores coitados o q dizem deles? barbaridades!..... Estive no Dirceu II, domingo e segunda e no Renascença II e assisti seu DVD e nao vi nenhuma contradiçao.. até porque nao fui lá verificar sua coerência e sim p glorificar a Deus...o homem carnal vive o q vê o homem espiritual crêr no q nao vê...

Renata - 20/08/2010 0:00:00

Outra coisa meus irmãos antes de escrever qualquer comentário, leiam no topo :
Todos os comentários nesta página estão sujeitas aos nossos Termos de Uso e não refletem necessariamente a opinião do Portal Fiel ou dos seus colaboradores.

Ajude-nos a acompanhar os comentários que são ilegais, prejudicial, ameaçador, abusivo, vexatório, difamatório, vulgar, obsceno, odioso, ou racial, étnico ou censurável. Fale Conosco se você tiver quaisquer perguntas, comentários ou preocupações.
Acho q se algum comentário foi excluido, talvez pq se enquadrava em algum desses termos, nao é?

Maria Pensa - 21/08/2010 0:00:00

Oi Gente,muito legal esse debate, concordo com o nosso irmão Nabuco e digo quem está se contradizendo aqui é a própria igreja, porque se o jornal mensageiro da paz, diz quem foram os verdadeiros criadores dos hinos da harpa e não o pastor jotinha, e as igrejas aceitam ele dizer que foi ele tem alguma coisa errada aí. Para os que pensam, como nosso irmão Nabuco, fica dificil aceitar essas mentiras. Para os que não pensam, acreditem em tudo que lhes forem empurrados guela abaixo, porque como dizem alguns, não tem problema se o pastor for um pedofilo, se ele bate da mulher, se ele roupa, se ele fornica, se ele mente, não tem problema nenhum porque ele vai prestar contas com Deus não é? Então, vamos continuar de olhos bem fechados, porque nós vamos pro céu isso é o que interessa. PARABÉNS, bateria até palmas mas não é permitido na AD. sem entrar nos méritos do debate(já que não se pode espressar opniões) , aqui vai um livro muito bom pra vocês :curiosidades sobre a Harpa Cristã ://.scribd.com/doc/9314732/Harpa-Crista-Curiosidades

LER É BOM, AJUDA A DIMINUIR A IGNORÂNCIA.

Fernando Valler - 21/08/2010 0:00:00

Quem, de todos os crentes q existe hoje, se converteu pelas provas seja teologia ou cientificas da existencia de Deus? nós somos salvos pelo que mesmo?? Deus disse: o meu justo viverá pela? Acreditar para mim é uma questão de fé, mais se os irmaõs já acharam documentos provando o contrario, e acreditam no documento que acharam, então ficamos assim, os irmãos que acreditam no documento ficam crendo assim, como defendem(pela prova do documento), e os irmãos que acreditam no Pr. Jotinha (acreditam pela fé).

RAFAEL VELOSO - 21/08/2010 0:00:00

A Palavra diz: "Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. (I jo 4.1). A própria Bíblia nos outorga o direito de questionamento sobre quem recebemos e ouvimos. Pr. Jotinha pode ser respeitado pelas suas cãs, mas mentira é mentira e não importa se é novo ou velho, Deus é o Deus que mata aos jovens "filhos de Eli", mas também mata o próprio "velho Eli" por faltar com sinceridade em sua casa. Quanto à biografia do Pr. Jotinha deve-se esclacer. 1. Ele não consta em nenhum livro de História sobre as AD's no Brasil lançados pela CPAD em todos em esses anos. 2. Não há nenhum verbete com o seu nome no DICIONÁRIO DO MOVIMENTO PENTECOSTAL leançado pela CPAD recentemente. Ao contrário, o autor deste dicionário, esclarece que pr. Jotinha não é autor de nenhum hino da harpa Cristã. Neste Dicionário da CPAD consta até mesmo pioneiros que eram simplesmente humildes cooperadores e porque Pr. Jotinha não consta? 3. No registro das AD's de Santa Maria-RS da qual Pr. Jotinha disse ser fundador sendo consagrado a pastor aos 15 anos de idade por Daniel Berg, não há nos registro desta igreja nenhuma alusão a pr. jotinha. Aliás o primeiro Missionario pentecostaal que aporta por lá na época é o sueco "Gustav Nordlund". Não há nenhum registro de Daniel Berg e Gunnar Vingren estando lá. Vejam no próprio histórico da igreja de Santa Maria: ://.adsantamaria.org.br/historia.html. 4. Também no registro histórico das AD'S IBS no Estado do Espíto Santo da qual faz parte Pr. Jotinha nos dias de hoje não há uma única alusãao a ele, confra: ://.adibes.com.br/historia.asp. 5. Gunnaar Vingren anotava meticulosamente tudo o que fazia e pessoas que conhecia, exemplo: "hoje conheci um irmão tal..." "hoje passeei com minha família em lugar tal", se Gunnar vingren junto com Daniel Berg consagraram Jotinha a Pastor aos 15 anos de idade, porque não há nenhum registro por parte deles sobre esse importante episódio? quem conhece sabe que até a aprentação de humildes colaboradores eram registradas. 6. O registro do Pr. Jotinha na CGAADB é muitíssimo rcente, porque só agora outorgaram-lhe a ordenção? TEMOS O DIREITO DE FAZER O QUE "JOÃO 4.1" NOS DIZ PARA FAZER. OBRIGAO!

DESUILSON ANDRADE - 21/08/2010 0:00:00

Amados, apelamos aos líderes maiores de nossa Igreja que se manifestem a respeito. Pr. Nestor Mesquita, nosso honrado presidente na Convenção e Pr. Silva Neto honrado presidente em Teresina, são pioneiros também, podem opnar a respeito. Se Pr. Jotinha recebeu aval destes santos e irrepeensiveis homens de Deus para pregar aqui em Teresina e Piauí então todos devemos nos calar e obedecer esses santos de Deus que nos pastoreiam. Amém.

Fernando Valler - 21/08/2010 0:00:00

Pronto!, ta tudo esclarecido!, não tem o q mais se discutir, Só falta agora algem ir pegar ele... quem vai mesmo... Parabens a todos os irmãos dedicados e mui esforçados em levantar e provar a verdade. As provas valem mais que o exemplo de vida.

Lima - 21/08/2010 0:00:00

Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.

Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;

E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo.

Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.

Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve.

Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro.

QUAL O PROPOSITO DESTA EPÍSTOLA:
Link: pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Epístola_de_João

SÓ ESTOU COLOCANDO ISSO PQ ALGUNS IRMÃOS GOSTÃO DE ISOLAR VERSICULAS PARA DEFENDER SUAS OPNIÕES

RAFAEL VELOSO - 21/08/2010 0:00:00

AOS ILUDIDOS E ESCAMADOS DE CEGUEIRA SÓ O TRISTE DESTINO DE SEREM ENGANADOS E SEGUIREM ENGANANDO... PROSSIGAM ENTÃO.

José Soares Nabuco - 21/08/2010 0:00:00

O irmão FERNANDO VALLER faz parte da equipe do PORTAL FIEL no setor de Informática (://.portalfiel.com.br/quemsomos.php), ou seja, ele é o responsável técnico pelo Site está no ar - pra mim isso é arbitrário, como pode os próprios responsáveis pelo PORTAL FIEL poderem fazer comentários contra os seus leitores? Acho isso um absurdo. FERNANDO VALLER é inclusive renponsável por apagar mensagens postadas aqui! legisla em causa própria.

Gilberto Bonfim - 21/08/2010 0:00:00

Agora só porque ele faz parte do portal ele não pode mais ter opnião, o que eh isso pessoal, todos temos direito a opnião, responsável ou não, ele é um leitor do portal e deve sim se comentar. E não vejo onde ele esteja indo contra os leitores, ele ta apenas exercendo o seu direito de discordar.

José Rodolfo - 21/08/2010 0:00:00

Sem nenhuma pretensão de fazer comparação, mas qual seria a opinião publica se Jesus voltasse aqui em pessoa se manifestando ao publico?
Historicamente o maior mal da humanidade é fazer julgamentos precipitados com o objetivo de massagear seu próprio Ego, sem duvida nenhuma, foi o erro irreversível dos que condenaram Jesus.

MARTA JOYCE - 21/08/2010 0:00:00

Minha gente vamo parar com isso, esse homem é um santo, um ungido de Deus, ele é de Israel, batizado no rio jordão pelo próprio Senhor Jesus e é da tribo de Judá, tem ele o mesmo sangue do messias nas veias, vamos respeitá-lo. Eu mesma toquei no terno dele lá no Dirceu II e senti fluindo um poder tremendo. Por favor em lágrimas eu peço não toquem neste ungido e santo do Senhor. Deus abençoe.

anônimo - 21/08/2010 0:00:00

Caro José Soares Nabuco você tem toda razão, achei que nesse portal a gente pudesse discutir, emitir opiniões por ser um site publico mas vejo que o Fernando Eller juntamente com sua esposa renata é que são os manda-chuvas e são bem avessos à discussão. Sóquerem ouvir e ler o que lhes agrada. Todas as mensagens minhas eles deletam sem motivo pois em nenhuma delas infringi qualquer termo de violação so questionei e inclusive dei uma sugestão de que se chamasse o Pr Jotinha e perguntasse a ele sobre tudo isso que estão escrevendo a seu repeito, acho que seria válido, mas enfim é triste ver a maneira como as coisas se dão aqui. E se alegar que não me identifico está ele tremendamente equivocado pois "anônimo" é meu codinome. Eu poderia colocar qualquer outro diferente do meu e ninguem saberia mas eu prefiro esse nick, é um direito meu viu seu ditador fernando eller? Agora que leu pode deletar de novo.

Leandro - 21/08/2010 0:00:00

Nossa que discussão hein? Tudo por causa do Pr Jotinha?
Quem diria. Depois de ler todos os comentários, inclusive os que foram deletados,NÃO SEI PORQUE, fico até preocupado sobre o que vou escrever pois censura é um negócio que pensei ja estar ultrapassado. Mas vamos lá:José Soares Nabuco, José Rodolfo, Anônimo, enfim a todos que questionam acerca da vida do Pr Jotinha quero dizer que concordo com vocês inclusive essa ideia de fazer uma nova entrevista com o Pr jotinha aqui no portal é muito boa, seria melhor ainda se fosse um chat onde todos pudessem perguntar sobre o que quisessem, ele so teria que responder e acho que ele é apessoa mais adequada para fazê-lo, viu Fernando Eller? O que sabe você acerca da vida desse homem pra ficar tão abrasado com as coisas aqui escritas? Se você conhe ce tão bem a vida dele a ponto de meter a mão no fogo por então esclareça tudo isso meu caro.

Vicente Júnior - 21/08/2010 0:00:00

Creio eu que o que o Pastor José Rodrigues testemunhou é tudo verdade, porque se Deus conseguiu abrir o mar vermelho, conseguiu fazer um rei se transformar em um animal do campo - que no caso foi Nabucodonosor - conseguiu fazer um jumento falar e tantas outras coisas que aos olhos humanos parecem ser impossíveis, quem diria fazer uma onça deitar nos pés do Pr Jotinha ou até mesmo salvá-lo da morte lá na República Tcheca da forma que ele mesmo falou.A Bíblia nos conta que onde Jesus ia pregar, estavam lá também os fariseus observando tudo o que Jesus ia falar pra ver se ele tropeçava em alguma palavra e depois condená-lo por isso, e é justamente esse o problema. Muitas pessoas foram aos cultos nessa semana para observarem o que o Pr Jotinha ia falar, e assim como os fariseus, procurar alguma falha para depois "condená-lo" por isso. O que vocês precisam, antes de comentarem uma coisa dessas, é pedir a direção de Deus em vossas vidas ¬¬'

Leandro - 22/08/2010 0:00:00

Caro Vicente Junior, você ainda é muito jovem e compreendo sua ingenuidade concernete a esses assuntos. Pois bem, Jesus andava por toda judeia e galileia e regioes circunvizinhas pregando o evangelho do reino, curando, ressucitando, operando os mais diversos tipos de milagres e maravilhas. Onde ele passava as multidões afluiam não pelas historias que ele contava pura e simplesmente mas, muito mais pelos milagres que ele operava. Fosse pra receber um milagre, fosse porque acreditavam que ele realmente era o messias ou por pura curiosidade ali eles estavam mas ninguem podia refutar aquilo que Jesus fazia porque lidavam com fatos não com fantasias. Eu creio que Deus pode fazer tudo aquilo que o Pr Jotinha conta, o que me causa incomodo é porque? Porque o Pr Jotinha vive em função dessas historias ja que ele se diz separado pelo proprio Jesus? O que houve com ele que as suas experiencias ficaram todas no passado? Porque ele conta tantas historias sem evidencia alguma de veracidade? eu vi na igreja do Dirceu II algumas pessoas se aproximarem dele e pedirem que orasse por uma cura e ele refutou dizendo que o culto ja havia terminado e por isso não podia faze-lo. Perguntado sobre quantos idiomas falava respondeu que somente o portugues. Sequer sabe dizer meia duzia de palavras em hebraico ou ingles, como pode ser? Um capelão da cruz vermelha que andou pelos quatro cantos do mundo, segundo ele, não possuir o minimo de preparo linguistico? Que ele tenha cem anos, eu ate acredito, que ele seja pastor está com provado, mas o restante fica no campo da imaginação. Ele contou algumas coisas muito extravagantes que nada tem a ver com o evangelho de nosso senhor Jesus Cristo. É apenas isso, ele nem precisaria usar o tempo todo pra contar historias, bastaria pregar o evangelho que ja estaria de bom tamanho.

Vicente Júnior - 22/08/2010 0:00:00

Aaah, agora sim consegui entender o que vocês estão discutindo. Mas a solução é simples... quem quiser acreditar que acredite, e quem não quiser não acredite ;D não é fácil?

EDNA RIBEIRO SOARES - 22/08/2010 0:00:00

APAZ DO SENHOR A TODOS ..ACHO TOTALMENTE DESNECESSÁRIO ESSES COMÉNTÁRIOS SOBRE O Pr.JOTINHA..MEU DEUS ..OLHA SÓ GENTE DEUS CONHECE O MAIS PROFUNDO DO CORAÇÃO DO HOMEM ..SE VC TEM O ESPÍRITO DE DEUS NA SUA VIDA E VIU OU ASSISTIU O TESTEMUNHO DESSE HOMEM PEÇA O ESPÍRITO DE DEUS PARA NÃO LHE DEIXAR CONFUNDIR..ORE POR ELE E PROCUREMOS VIVER UMA VIDA DE SANTIDADE COMO O Pr JOTINHA PREGA E ATÉ AQUI PELO QUE VEMOS ELE VIVE.QUE GARENTE A VCS QUE O COMENTADOR DA CPAD ESTÁ FALANDO A VERDADE TAMBÉM???? ELE É UM HOMEM COMO O Pr. JOTINHA..
ESSE É O TEMPO DE VIVER-MOS A PALAVRA E OBSERVÁ-LÁ PARA NÃO SERMOS CONFUNDIDOS..
CREIO PELO O ESPÍRITO DE DEUS QUE ELE É UM SERVO AUTÊNTICO DO NOSSO SENHOR JESUS..

LEMBRANDO AOS QUERIDO CRÍTICOS !!!CUIDADO ,,POIS TOCANDO EM UM UNGIDO VCS CONHECEM A PALAVRA É COM DEUS..SEJAM CAUTELOSOS..ELE ( O Pr JOTINHA NÃO SERÁ DE FORMA ALGUMA PREJUDICADO..)AO CONTRÁRIO DOS DEMAIS...
SEJAMOS CAUTELOSOS QUANDO SE TRATA DO REINO DE DEUS E DOS FILHOS DO REI JESUS..!!!!!!!!!
ABRAÇO A TODOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

cricricri - 22/08/2010 0:00:00

/tenso

EDMAR - SOLI DEU GLORIA - 23/08/2010 0:00:00

No Início da entrevista Pr. Jotinha diz que é judeu da tribo de Judá e que parte da tribo "crê" em Jesus como Messias. Isso é no mínimo estranho, as doze tribos de Israel estão dispersas e perdidas a 2.000 anos e hoje qualquer estudante do assunto que desde esse tempo não existe mais nenhuma tribo restaurada e que viva de forma organizada. Mas estranho é dizer que "PARTE DA TRIBO" crê em Jesus; dos 14 milhões de judeus no mundo apenas uma ínfima parte são messiânicos e acreditam em Jesus, os judeus quase em sua totalidade continuam rejeitando a Jesus. Devo lembrar ainda que em 1910 toda a Palestina estava ainda sob o domínio Otomano e a maioria da população era árabe. A volta em massa de judeus a terra de Israel só começou em 1948 com a fundação do Estado de Israel. Pr. Jotinha diz que chegou no Brasil com 1 ano de idade e aos 4 anos já estava em Israel novamente quando Jesus colocou a mão sobre ele no rio Jordão, em um video do youtube ele diz que voltou ao Brasil aos 15 anos ejá sendo consagrado a pastor por Daniel Berg (de Bendita Memória) então ele ficou em Israel pelo menos durante 11 anos e não fala hebraico? perguntaram no DIRCEU II se ele falava e ele disse que não! EM JESUS E OS APÓSTOLOS, CREIO NOS PIONEIROS E CREIO EM MILGRES, SÓ NÃO CREIO EM MENTIRAS!

DC. RONALDO - 23/08/2010 0:00:00

TOMEMOS CUIDADO IRMÃOS, TIVE UMA REVELAÇÃO EM SONHO QUE O DIABO NO CALABOUÇOS DO INFERNOS DANÇAVA AQUELA MÚSICA MALDITA REBOLEIXON E AS DIABETES DANÇAVAM COM ELE, AS MESMA QUE COLOCAM DOENÇA NO SANGUE DAS PESSOAS. NO OUTRO DIA SOUBE QUE O ABENÇOADO PR. JOTINHA ESTAVA AQUI EM TERESINA, ACREDITO QUE ELE É UM UNGIDO DEUS.

Portal Fiel - 23/08/2010 0:00:00

14 Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes.

15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.


16 Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade.


17 E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto;


18 Os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns.


19 Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade.


20 Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.


21 De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.


22 Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.


23 E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas.


24 E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;


25 Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade.




(II Tm 2.14-25)






O Portal Fiel é formado por uma equipe de pessoas cristãs, pertencentes a uma igreja e em perfeita comunhão com os demais irmãos que esperam a vinda do Senhor.





O Portal é mantido por doação de sua equipe, seja na hospedagem, atualização e manutenção do portal.





O Portal Fiel tem o proposito de edificação do corpo de Cristo, não apoiamos ou defendemos, do ponto de vista bíblico, discussões, debates ou contendas de palavras, ofensa a qualquer tipo de instituição publica, privado ou religiosa.





Somos responsáveis direta ou indiretamente pelo conteúdo presente no Portal Fiel, por esse motivo, nos reservamos ao direito de moderar os comentários e opiniões aqui postadas.





Agradecemos a todos que nos visitam e contribuem para a manutenção desse projeto.






Grato, Portal Fiel

fernando - 02/05/2011 10:05:49

eu creio sim, no pastor jotinha. pois os testemunho dele, deus confirma com a presença do seu espirito santo em nos sim. pessoal o menssageiro da paz menssageiro oficial da assembleia de deus e a cpad. tem muitos pastores que quer ser maior que assembleia de deus. eu creio em jotinha pois. e um homem de deus, e antes do menssageiro e cpad. ele foi um dos fundadores, esteve la. porque deixam de acredita em quem vivel, e acreditam em historias sem unçâo.

Unitriade - Sites e Sistemas

Artigos

Para sua edificação
O comportamento do cristão em uma sociedade não cristã! 2014-03-25 09:42:44

Cinco coisas que eu não gostaria que acontecessem em 2014!

Como lidar com as crises 2014-03-20 08:49:46

É bem mais fácil culpar outra pessoa por nossos problemas, do que assumir a total responsa

Aceitando limites 2014-02-14 10:18:45

Por mais brilhantes e talentosos que pareçamos ser, jamais devemos deixar de seguir as reg