Publicidade publicidade | Portal Evangélico

Entrevista com o pastor José Gonçalves

O pastor e escritor fala sobre o ministério e o sucesso dos livros
Exibições: 10093 Comentários : 20

José Gonçalves da Costa Gomes, nasceu em Altos, cidade localizada cerca de 40 km da Capital do estado do Piauí, Teresina. Bacharelou-se em Teologia pelo Seminário Batista de Teresina e fez graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí. Ensinou grego, hebraico e teologia Sistemática na Faculdade Evangélica do Piauí (FAEPI). É membro da Comissão de Apologética da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB). Membro da mesa diretora e presidente do Conselho de Doutrina da Convenção Estadual da Assembléia de Deus do Piauí. É articulista e comentarista das lições Bíblicas de Jovens e adultos da CPAD. Autor dos livros: Missões – o mundo pede socorro (Ed. Halley); Por que caem os valentes? (CPAD); As Ovelhas Também Gemem (CPAD); Defendendo o Verdadeiro Evangelho (CPAD) e Davi – As vitórias e derrotas de um homem de Deus (co-autoria, CPAD).

Portal Fiel: Como foi sua conversão? Seus pais também aceitaram a Jesus? Não? Como foi a reação da família?

José Gonçalves: Pertenci à tradição católica até aos anos oitenta, pois no início dessa década uma de minhas irmãs, a mais velha delas, encontrou na casa de um de nossos tios, evangélico de confissão batista, uma Bíblia que não estava mais sendo usada. Na verdade era somente uma parte da Bíblia, pois, alguns de nossos primos, nesta época crianças, haviam danificado uma grande parte da mesma. A parte que sobrara possuía apenas o Velho Testamento e parte do Novo. Para substituir a velha Bíblia, meu tio adquirira uma nova. Foi, portanto, de posse daquele “pedaço” da velha Bíblia que minha irmã se converteu ao Evangelho. Após sua conversão ela começou a pregar para o restante da família. Uma de minhas irmãs, um irmão e um cunhado logo se renderam a Cristo. No dia 23 de março de 1983 eu também fiz a minha decisão ao Senhor, sendo batizado em águas em maio daquele mesmo ano. Sete anos após a minha Conversão eu fui batizado no Espírito Santo.

Portal Fiel:  Em que a experiência da salvação mudou sua vida?


José Gonçalves: Todos nós temos nossa cosmovisão. Os filósofos denominam de cosmovisão a forma como vemos o mundo, como o entendemos e interpretamos. Nesse aspecto a cosmovisão de um ateu, por exemplo, é muito diferente daquela que tem alguém que acredita em Deus. O evangelho moldou minha forma de enxergar as coisas. A minha crença, isto é, fé em Deus acabou por me dar uma noção de valores diferente daquela adotada pelo mundo secular. Todos nós de alguma forma estamos inseridos em algum contexto cultural, isto significa que se nós não influenciamos o meio no qual vivemos, ele acaba nos influenciando. Somos chamados por Deus para influenciar a cultura.

Portal Fiel: Como é sua vida em família?

José Gonçalves: Meus pais morreram na fé evangélica. Hoje sou casado com Maria Regina (Mará), odontóloga e nutricionista (UFPI) há 21 anos. Não temos filhos, mas estamos conscientes de que a nossa união foi um projeto divino. Deus sabia que iria nos chamar para o ministério e tratou de providenciar o nosso encontro. Certo dia quando ela orava em línguas desconhecidas, o Senhor me concedeu a interpretação: A TUA ESPOSA É COMO A COLUNA DE UMA PONTE EM TUA VIDA! Aleluia.

Portal Fiel: Por que o senhor ingressou no seminário Batista de Teresina?

José Gonçalves: Eu, influenciado por um irmão meu que agora também é pastor em outro estado, acabei desejando ter uma formação teológica. Naquele tempo, meados da década de 80, não havia instituição teológica pentecostal em nosso estado, e dessa forma o Seminário Batista era a única alternativa. Depois de fazer o bacharelado em teologia no Seminário Batista, acredito que Deus estava na direção de todas as coisas. Ali eu aprendi a valorizar a vocação pastoral e ter um ensino teológico de qualidade.

Portal Fiel: Quando o senhor sentiu que tinha chamada missionária? O senhor já vinha se preparando para isso? Tinha algum envolvimento com missões?  

José Gonçalves: Eu nunca quis ser pastor, pelo contrário eu não aceitava a idéia de ser um pastor. Quanto fui acometido de uma grave enfermidade em 1989, foi que passei a ver a vida de uma outra forma. Deus permitiu aquela enfermidade para me fazer refletir na vida espiritual com mais profundidade. Foi aí que passei a pregar a palavra de Deus com mais convicção, todavia não aceitava ainda a idéia de ser um pastor. Eu queria ser apenas um voluntário na obra de Deus, todavia o Senhor me queria em tempo integral em sua obra. Foi depois de muita luta interna que aceitei ir para uma Convenção e receber a ordenação de pastor.

Portal Fiel: Qual a maior dificuldade que o senhor já enfrentou em missões? Fale um pouco de sua experiência como co-pastor e pastor hoje.

José Gonsalves: Eu conheci a obra missionária mais de perto, com todos os seus desafios quando fui pastorear uma pequena igreja no interior do Piauí. Foi ali que vi missões sem maquiamento, do jeito que ela é. Deus nos Deus graça e consegui implantar ali um projeto missionário que perdura até hoje.

Costumo dizer que um co-pastor está entre a cruz e a espada. Se ele faz alguma coisa quer aparecer, se não faz é preguiçoso. Não é fácil ser pastor, e mais difícil ainda ser um co-pastor. Todavia devemos entender que há sim, obreiros que nasceram para ser “Barnabé”, isto é, aquele homem de Deus que auxiliava o apóstolo Paulo. Ele nasceu para ser o “segundo”.

No meu Ministério esforcei-me o máximo para ser um bom co-pastor. No meu livro As Ovelhas Também Gemem, eu falo das qualidades de um pastor que toda igreja gostaria de ter.

Portal Fiel:  O senhor exerce alguma função acadêmica?


José Gonçalves:  Já fui professor em Faculdade Evangélica, ensinando grego, hebraico e teologia sistemática. Já recebi convites para voltar para sala de aula, inclusive por diversas vezes do Seminário no qual me formei, todavia não vejo que esse seja o momento oportuno.

Portal Fiel: Seu ministério exige muitas viagens? Trata-se de um ministério itinerante?  

José Gonçalves: Sou um pastor de igreja, tenho um rebanho para pastorear, portanto, não sou itinerante. Viajo com certa freqüência, mas procuro não ficar fora da minha congregação dois finais de semanas seguidos. Procuro manter uma agenda de do máximo dois finais de semanas por mês fora da congregação. Há meses que não saio da congregação, mesmo recebendo convites para ministra fora até mesmo em outros estados.

Portal fiel: O pastor é  responsável por algum projeto? Como ele nasceu e como é desenvolvido?  

José Gonçalves: Meu projeto maior e pelo qual orei durante muitos anos é ter um ministério no qual eu falasse para líderes. O Senhor tem proporcionado esse meu desejo. Hoje tenho ministrado em diversas escolas bíblicas para pastores e líderes. Em dezembro próximo estarei em Sobradinho, na igreja do pastor Elienai Cabral falando para líderes.

Portal Fiel: Como surgiu a idéia de escrever livros? Qual o objetivo deles? De onde vem sua inspiração para escrevê-los?

José Gonçalves: Acredito que a escrever é um ministério assim como o é o pastoral. Vejo muita gente tentando escrever hoje porque isso dá fama, coloca na mídia. Os que assim procedem vão se frustrar. Na verdade eles estão querendo se transformar em uma mercadoria vendável. Isso é lamentável. Quando comecei a escrever senti que o Senhor me chamava para tal. A inspiração vem da mesma forma que vem quando a gente prega uma mensagem inspirada por Deus.

Portal fiel: O pastor escreveu um livro intitulado As ovelhas também gemem. O que é abordado exatamente nessa obra?

José Gonçalves:  Esse livro, que inclusive ficou entre os cinco livros melhores de 2007 eleitos pela ABEC - Associação Brasileira de Editores Cristãos, trata do relacionamento pastor igreja, pastor/ovelha. Escrevi esse livro quando descobri que muitos colegas não estavam honrando seus ministérios como deveriam. Como o livro trás muitos assuntos dentro do universo pastoral, acabou agradando a pastores e aos crentes em geral.

Portal Fiel: O pastor tem obtido alguma resposta por parte dos cristãos em relação a esse livro?

José Gonçalves: Sim. Os primeiros elogios vieram do Conselho de Doutrina da CGADB e também do nosso consultor teológico, pastor Antonio Gilberto, que inclusive prefaciou o livro fazendo sua recomendação. Já recebi pedidos de autorização de outros estados para que esse livro seja usado em escola teológica na disciplina de prática pastoral.

Portal Fiel: Como o senhor vê o sucesso e a comercialização dos livros evangélicos?

José Gonçalves: Vejo tudo isso como um projeto divino. Ele me disse isso muito antes que viesse acontecer. É por isso que não vejo nenhum motivo para orgulho, pois a honra pertence a ele. O meu livro Por Que Caem os Valentes?, por exemplo, já está na sexta edição, e Ovelhas Também Gemem está na segunda. O livro Davi – As vitórias e derrotas de um homem de Deus, que escrevi em co-autoria já esgotou a primeira edição. A revista de lições bíblicas teve um grande eco no Brasil. A Deus seja a Glória.

Portal Fiel: Qual o tema do seu próximo livro?

José Gonçalves: Rastros de Fogo!

Portal Fiel:  Qual a experiência de fé que marcou sua vida?

José Gonçalves: Quando eu tive uma hemorragia pulmonar em 1994 e minha esposa orou por mim em línguas e a hemorragia estancou imediatamente. Nunca mais tive hemorragia de lá pra cá.

Portal Fiel: O pastor escreve para a revista Geração Jovem Cristão (Geração JC), como o senhor vê a igreja para os jovens diante das opções que o mundo oferece?

José Gonçalves: Já escrevi para essa revista e continuo sendo convidado para escrever. Acredito que o jovem cristão está em meio a um grande assédio do mundo, mas há valores espirituais maiores que o podem manter fora do alcance do pecado. É uma questão de escolha.

Postal Fiel: Dentro de sua experiência com a juventude, o pastor tem percebido nos jovens de hoje alguma aspiração para carreira ministerial?

José Gonçalves: A Escritura diz que quem aspira ao episcopado (ministério) excelente obra almeja. Deus provoca em nós a sua chamada, mas nós temos a nossa parte em responder afirmativamente ou não a esta chamada. O que deve ficar claro é que o jovem deve ter a convicção de que o Senhor o está chamando. Lembro que muito tempo antes de ingressar no ministério pastoral, nem mesmo queria ser pastor, o reverendo Paulo Belisário de Carvalho, de saudosa memória disse para mim, e isto na presença de algumas pessoas: “vocês sabia que esse jovem vai ser um obreiro?”. Se cumpriu. Era Deus falando.

Postal Fiel: A cada dia mais os jovens expõem suas vidas em sites de relacionamento como fotologs, orkut, blogs, facebook, twitter. Até que ponto esse tipo de comportamento é saudável?


José Gonçalves: A tecnologia não é má em si. O uso dela pode vira um mal. Infelizmente há jovens crentes que não estão percebendo isso, eles se expõe de uma forma mundana, usando até mesmo o linguajar do incrédulo. Já vi em Orkut jovem crente colocando a sua virgindade a venda. Isso é uma vergonha. Por que não usar esses mecanismos para influenciar pessoas de uma forma positiva?

Portal Fiel: Que conselho daria aos jovens cristãos?

José Gonçalves: O que diz Charles Swindoll: “Ame a Deus e faça o que quiser”. Evidentemente que se você o ama de fato, então você não fará a sua vontade.


PINGUE - PONGUE:

Igreja: É noiva de Cristo. É um organismo e uma organização. Como organismo ela reflete o lado divino, como organização é formada por homens, e portanto tem seus defeitos.  

Medo: O medo é um mecanismo de defesa que Deus pôs em nosso DNA. Todos nós temos medo. Se não o tivermos, então há alguma coisa errada com a gente. O que não podemos é ficar desesperados ou perdermos a confiança em Deus diante do desafios ou problemas da vida.  

Sonho: Muitos já se realizaram, mas há sonhos que ainda não vi realizado que somente o Senhor os conhece (risos).

Personalidade: David Wilkerson

Versículo: A lei do Espírito de Vida em Cristo Jesus te livro da lei do pecado e da morte (Rm 8.2)

Hino: Me faz lembrar (Sérgio Lopes)

Ser pastor: Cumprir uma vocação divina

Família: A mais bela instituição humana que Deus criou.

Ser jovem: É sonhar, viver o presente vendo o futuro.

Livros: David Wilkerson Exorta a Igreja

Bíblia: A inspirada Palavra de Deus.

Nallyne Soares

Estudante de jornalismo da Universidade Estadual do Piauí - UESPI.

Nallyne Soares

Comentários


Thalita - 22/03/2010 0:00:00

é bom ver um piauiense se destacando no senário nacional!!

vera lucia mota - 20/10/2010 0:00:00

quero q o pastor me ajude a começao o meu artigo tema santificaçao do cristão

Lívia Cavalcante - 15/12/2010 0:00:00

Linda Nallyne, estou admirada com teu trabalho...perguntas convincentes e convenientes...gostei muito desta e de outras entrevistas...desejo muito sucesso! Saudades de você...

Maria Zilda Estevam dos s - 20/04/2011 16:04:17

Preciso conversar com alguem de confiança e é bom que seja um pastor vou me sentir mais a vontade. eu sõ preciso de uns conselhos. Só pra lhe adiantar, estou namorando um rapaz que não é crente ,e sei que isso não é bom pra mim, não tenho forças pra terminao que fazer?

Maria Zilda estevam dos S - 20/04/2011 16:04:48

Aguardo respostas pra minhas preguntas com muita ansiedade.
Como posso receber respostas das minhas perguntas

TAMMIRIS TÂMISA OLIVEIRA - 01/09/2011 0:46:29

Pr. JG rs!
como foii uma entrevista sua, quiss lerr na hora!
liii todinnn,
ameii essa partee: Certo dia quando ela orava em línguas desconhecidas, o Senhor me concedeu a interpretação: A TUA ESPOSA É COMO A COLUNA DE UMA PONTE EM TUA VIDA! Aleluia.
q coisa linda de lerr :D
Meu Pastorr, sempree!

Pr. José Pereira (Timon) - 04/09/2011 16:29:38

Glorofico a Deus pela vida do Pr. José Gonçalves e me sinto privilegiado de poder dizer que somos amigos e companheiros na causa do Mestre!

Filomeno Neto - 29/09/2011 11:51:23

Pr. José Gonçalves, foi ótimo ler esta entrevista. Lembre-se de que esta ovelha busca os vossos ensinamentos, não deixe de me auxiliar. Desejo que continue sempre, esta maravilhosa pessoa que você tem sido em nossas vidas. Que o SENHOR NOSSO SALVADOR, continue abençoando vosso ministério. Graças vos dou. AMÉM....

Adelmir Ferreira!! - 18/10/2011 16:57:49

Grande Pr. José Gonçalves!!!

Agradeço a Deus pela oportunidade de hoje ser sua ovelha. Deus tem me feito crescer espiritualmente observando o rastro de fogo de grandes homens de Deus como você. E com voce, tenho aprendido verdadeiramente a ser um defensor da fé em JESUS CRISTO, agradeço pelos aconselhamentos e ensinamentos!!!

Deus Abençoe

Parabens Nallyne!!

Adelmir e Rebeca!!!

Pr. Orlando Bonfim - 10/12/2011 15:42:26

Sou grato a Deus pela vida, e ministerio do pastor Jose Gonçalves . A Assembleia de Deus precisa muito nesses tempos trabalhosos, de quem ensine, a palavra de Deus, como ela è. Somos todos os dias bombardeados, com o que Paulo chama de outro evangelho.

Werbert Machado - 15/01/2012 18:57:43

Glorifico a Deus pela vida do Pr. José Gonçalves, mesmo não fazendo parte do grupo de amigos. Lendo seus livros, o admiro pela simplicidade e competências com as quais cativa seus leitores. Sem contar com a prudência que exala em suas palavras!

Um grande abraço!

fabio fc ferreira - 16/02/2012 16:35:18

oi

fabio fc ferreira - 16/02/2012 16:56:48

Para mim e um previlegio ser amigo e ovelha do Pastor Jose Gonçalves que reflete em seus atos o perfil de um verdadeiro Pastor que ama as suas ovelhas e cuida delas com umildade e mansidao e de Pastores como Jose Gonçalves que as Igrejas estao necessitando que Deus lhe use a cada dia mais.

wedja - 27/02/2012 19:26:58

foi um imenso prazer aprender com ele durante o tempo que passou pastoreando no sao pedro,fiquei muito triste com a noticia de que iria embora para agua branca,sentirei muita saudade dos cultos de doutrina e de suas brincadeiras.

EXEMPLO DE PASTOR!

marcos antonio - 03/05/2012 14:08:17

a igreva esta precisano de o homens como o senhor que nao tem medor de falar averdade,as os partores que faz as ovlhas gemem,um fator quer aconteceu aqui na nossa igreja o proprio pastor dizeer que a ovelhas esta metindo a ovelha passou dois anos trabanlhando nao recebeu nada, diante ajustica ele falou quer nao era verdade

HILTON ALVES E NEIDE - 05/05/2012 23:37:09

É bom saber que hoje muitos de seus sonhos foram realizados, que Deus continue lhe dando muitos motivos de adorá-lo, ao nosso irmão, amigo e conterrânio irformo que estou no seminário e peço a Deus muita humildade para crescer em CRISTO, grande abraço ao Pr José Gonçalves e sua dignissíma esposa MARÁ.

jonadabe - 12/06/2012 15:48:10

pastor a igreja de agua branca acha o senhor muito usado por Deus a nadia a filha da cruizinha nao tirar ela da regencia do conjunto nova geraçao obigado pela atençao

Fatima - 25/11/2012 0:25:57

Gostei da palestra desse pastor no 1o. dia de sua palestra em um evento em Natal RN - no segundo dia, notei um cansaço e, ele deixou transparecer uma certa dose de vaidade - perdeu um pouco da credibilidade do dia anterior.

Adriano Reis - 01/04/2013 9:33:28

ótima entrevista.

Carlos Francisco E Soares - 29/09/2013 18:47:57

Devido a inverssão de valores,explico,antigamente a igreja invadia o mundo,hoje o mundo está invadindo a igreja. Com esta cituação precisa levantar ministros que tenhão coragem,para falar o que é preciso,e agir.Não se usa pre-batismo mais,para uma pessoa se batizar,um jovem,ou uma jovem na igreja vai se casar,batiza por causa do casamento.culto denominado culto de doutrina,hoje é culto de ensinamento,mas não se fala das bases do critianismo.A parte de fora mostra o que tem por dentro.Será pois quando vier o filho do homem,achará fé na terra?Luc;18,8

Você pode selecionar um ou mais smiley face para inserir em seu comentário

Todos os comentários nesta página estão sujeitas aos nossos Termos de Uso e não refletem necessariamente a opinião do Portal Fiel ou dos seus colaboradores. Ajude-nos a acompanhar os comentários que são ilegais, prejudicial, ameaçador, abusivo, vexatório, difamatório, vulgar, obsceno, odioso, ou racial, étnico ou censurável.

Artigos

Para sua edificação
Oito passos para alcançar a tão sonhada oportunidade 2014-07-07 11:22:01

Se de fato estamos aqui esperando aparecer aquela tão sonhada oportunidade, é bom que este

O Famigerado Culto aos Anjos nas Igrejas Evangélicas 2014-07-07 11:05:57

O culto aos anjos tem se tornado uma tendência muito forte nas Igrejas evangélicas

O perigo das nossas escolhas 2014-06-21 09:58:10

Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências

O DIACONATO 2014-06-21 09:47:43

Subsídio para lição bíblica