Publicidade publicidade | Portal Evangélico

Quanto tempo te resta?

Talvez você já tenha feito essa pergunta, mas desafio você a refletir.
Exibições: 7586 Comentários : 14

Em 2001 um drama-romântico chamado Angel Eyes (“Olhar de Anjo”, no Brasil) estreou nas telas norte-americanas. O filme trata de um relacionamento amoroso cheio de mistérios entre uma policial (Jeniffer Lopez) e um músico (Jim Caviezel). A policial Sharon Pougue trava um conflito contra as pressões de sua profissão e ainda o trauma do abuso sofrido na infância. Mas o detalhe que arrebatou minha atenção envolve Catch, um tímido e recalcado músico, que sofre um grave acidente de carro onde seu filho e sua esposa morrem. Não aceitando a fatalidade vive atormentado por um profundo sentimento de culpa. Em determinado momento contabiliza minuto a minuto de sua vida desde o acidente. Relembra situações que poderia ter aproveitado melhor com seu filho e sua esposa: cada palavra não dita, momentos não vividos, abraços não dados, pedidos de perdão não confessos, sorrisos despercebidos, cada decisão não tomada,...

No Salmo 90 Moisés faz uma belíssima oração e no verso 12 afirma:

“Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.”

SE SOUBÉSSEMOS QUANTO TEMPO NOS RESTA, O QUE FARÍAMOS?


Talvez você já tenha feito essa pergunta, mas desafio você a refletir.
Alguns “aproveitariam” a vida indo para festas e baladas, “pegariam” todas as mulheres possíveis, experimentariam de “tudo” que trouxesse um bem-estar mesmo que momentâneo. Outros passariam o restante de suas vidas com a família e amigos, pediriam perdão, distribuiriam seus bens, viajariam ao redor do mundo e tantas outras coisas.

MAS COMO CONTAR OS NOSSOS DIAS PARA ALCANÇARMOS CORAÇÕES SÁBIOS?

O Sábio Salomão teria dito: “Quem guardar o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e o juízo. Porque para todo o propósito há seu tempo e juízo; porquanto a miséria do homem pesa sobre ele.” (Eclesiastes 8.5-6)
A resposta é simples quando entendemos que para termos um coração sábio faz-se necessário guardarmos os mandamentos do Senhor (em obediência).

HÁ TEMPO PARA TODO PROPÓSITO.


No capítulo 3 de Eclesiastes, nos versículos de 1 a 8 lemos:
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.”
Quem nunca disse que não tem tempo ou que está sempre ocupado que atire a primeira pedra. Mas é certo que por muitas vezes nos escondemos atrás de um pretexto para não fazermos aquilo que precisa ser feito.
Dizemos que não temos tempo para família. E aos poucos perdemos nossos familiares (inclusive esposa(o) e filhos).
Dizemos que não temos tempo para os amigos. Mas quando precisamos de um “ombro” para recostarmos nossa cabeça, exigimos ao nosso tempo.
Dizemos que não temos tempo para Deus. Mas esperamos que Ele sempre esteja disponível às nossas lamúrias.
E se Deus não tivesse tempo para nós? Se nos atendesse somente quando Lhe sobrasse tempo? Se nos abençoasse quando partilhasse aos outros primeiros? Como reagiríamos? Ninguém gosta de ser deixado para segundo plano.

QUANTO TEMPO DEDICAMOS A DEUS?

O ser humano dorme durante, aproximadamente, 30% de sua vida. Alguém que possui 70 anos, provavelmente, passou 21 anos de sua vida dormindo. Se formos comparar ao tempo que dedicamos a Deus (melhor não comentar).
Passamos muito pouco tempo com Deus e exigimos assistência 24 horas.
Alguém que ora 3 vezes ao dia com um média de 5 minutos de oração (parece muito para quem não tem o hábito) usa apenas 1% das 24 horas que Deus nos dá diariamente.
Fazendo os cálculos:
1 ano = 365 dias
1 dia = 24 horas ou 1.440 minutos
1 hora = 60 minutos
Se um dia tem 1.440 minutos (100%), 15 minutos equivale a 1,08% desse dia.
E quem nem conversa com Deus todos os dias? Mesmo assim dizemos que o conhecemos ou que temos um relacionamento verdadeiro com Ele.

COMO SABEREI QUANTO TEMPO ME RESTA?

Mais uma vez o sábio responde: “Porque não sabe o que há de suceder, e quando há de ser, quem lho dará a entender? Nenhum homem há que tenha domínio sobre o espírito, para retê-lo; nem tampouco tem ele poder sobre o dia da morte; como também não há licença nesta peleja; nem tampouco a impiedade livrará aos ímpios. Tudo isto vi quando apliquei o meu coração a toda a obra que se faz debaixo do sol; tempo há em que um homem tem domínio sobre outro homem, para desgraça sua. Assim também vi os ímpios, quando os sepultavam; e eles entravam, e saíam do lugar santo; e foram esquecidos na cidade, em que assim fizeram; também isso é vaidade.” (Eclesiastes 8.7-10)
Não há bola de cristal, necromancia, quiromancia, cartomancia ou vidência que nos trará essa resposta. Não há um homem se quer que tenha poder sobre esse dia. Somente Deus tem a resposta para tal indagação.
“O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.” (I Samuel 2.6).
Assim foi com o Rei Ezequias que teve 15 anos de vida acrescidos por sua obediência e fidelidade a Deus (II Reis 20.1-6).

AINDA HÁ TEMPO!

Até o momento que redijo esse texto já vivi 9.937 dias, destes passei 5.110 achando que conhecia Deus ou que tinha um relacinamento genuíno e profundo com Ele. Até o dia em que tomei a decisão mais acertada da minha vida: convidei esse Deus para, de fato, habitar e restaurar a minha vida. Hoje, igual a Jó, posso dizer que os meus olhos podem contemplá-lo. Já são 4.827 dias experimentando  e tentando seguir os mandamentos de Deus em busca de um coração sábio.
Você, amado leitor, se ainda não pode fazê-lo. Não procrastine essa decisão. Tenha atitude e saia da “zona de conforto”. Não diga que não tem tempo ou que ainda não é tempo. Há tempo para tudo e muito provavelmente é tempo de buscarmos uma intimidade com Deus como nunca tivemos antes. É tempo de entregar-se ao Senhor, tempo de perdoar e pedir perdão, tempo de dizer que ama e demonstrar esse amor.
“Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” (Apocalipse 1.3)
O tempo está próximo, não sabemos quando ou até quando, mas podemos resgatar o tempo perdido sempre olhando para o alvo: Jesus Cristo.

“Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.”
(Salmo 90.12)

Jorge Mashah Membro da PIB no Saci, estudante de Teologia pelo Seminário Batista de Teresina - STBT, Bacharel em Administração de Empresas pela UESPI, líder de louvor do Ministério Aba Pai.
Sugestões de Artigo para: [email protected]
Jorge Mashah

Comentários


Lívia Cavalcante - 03/03/2011 17:03:54

Lindo texto!!! Você escreve muito bem. E cada vez que leio alguma postagem tua, parece que foi feita diretamente para mim. Deus continue te abençoando!

Jorge Mashah - 03/03/2011 19:03:01

Oi Lívia,

Obrigado e fico muito feliz por saber que esses textos têm abençoado tantas vidas... Interceda pelo ministério que Deus confiou a mim. Ele é digno de toda honra e toda glória! Deus te cubra com toda sorte de bençãos.

HILSTON XAVIER - 07/03/2011 11:03:19

QUE BENÇÃO MEU AMADO QUE DEUS CONTINUE TE USANDO, LEIO SEMPRE SEUS ARTIGOS .UM ABRAÇO DEUS TE ABENÇOE.

Johnny Herbert - 09/03/2011 13:03:32

Realmente não podemos saber o tempo que nos resta, mas de uma coisa podemos saber:
Se dermos o maximo de nós para Deus e para sua obra, com certeza saberemos que mesmo que nos reste apenas alguns dias de vida, que não estamos desperdiçando nosso tempo. Pois como dito, ninguém tem domínio sobre o dia de amanhã, a não ser o Próprio Deus.

Continue assim mano que Deus possa usá-lo cada dia mais.

Mais vale um dia na presença de Deus do que mil anos longe dEle.

Johnny Herbert - 09/03/2011 13:03:16

Realmente não podemos saber o tempo que nos resta, mas de uma coisa podemos saber:
Se dermos o maximo de nós para Deus e para sua obra, com certeza saberemos que mesmo que nos reste apenas alguns dias de vida, que não estamos desperdiçando nosso tempo. Pois como dito, ninguém tem domínio sobre o dia de amanhã, a não ser o Próprio Deus.

Continue assim mano que Deus possa usá-lo cada dia mais.

Mais vale um dia na presença de Deus do que mil anos longe dEle.

Jorge Mashah - 10/03/2011 8:03:08

Hilston e Johnny,

Bom saber que vc é leitor assíduo dos meus textos (Hilston). Espero está sendo instrumento de Deus na vida de todos que têm lido e refletido sobre os temas abordados. E é verdade (Johnny) não tem preço passar os dias das nossas vidas servindo e obedecendo o Deus Todo Poderoso.

Deus os abençõe!

Mario Marinho - 11/03/2011 17:03:21

O Portal Fiel está de parabéns em postar artigos como este. Artigo que faz o leitor refletir sobre a essência da vida.
Quando o li, meditei e lamentei sobre o grande numero de mortes de pessoas que ocorreram no período de carnaval de 2011. Quantas vítimas perderam suas vidas sem se darem conta do valor que tem uma vida!
Parabenizo também ao Jorge Mashah pelo brilhante Artigo. Que Deus o abençoe.

Jorge Mashah - 16/03/2011 9:03:45

Ir. Marinho,

Fico lisonjeado por saber que alguém com seu respaldo literário e teológico tem acompanhado meus artigos e tem sido edificado. Deus continue te usando poderosamente...

Maria do Socorro Rodrigue - 18/03/2011 10:03:36

Que reflexão profunda e importante para nossas vidas, o tempo é algo que não podemos negar, ele faz parte da nossa história. Abraços!

ALESSANDRA ERINGER MUNHOZ - 29/04/2011 11:04:13

maravilhoso vale a pena ler e reler,q DEUS continue usando tua vida para abençoares a outros

FRANCISCO PEREIRA - 13/05/2011 12:05:42

OLÁ JORGE!
QUE LINDO TEXTO!REALMENTE SABEREMOS QUANTO TEMPO NOS RESTA? TEMOS QUE ESTA PREPARADO PRA VINDA DO SENHOR JESUS! TEMOS CONTINUAR CUMPRINDO O SEU CHAMADO NA ALEGRIA OU NA DOR, FAZENDO A SUA VONTADE QUE É SEMPRE BOA, PERFEITA E AGRADAVEL!
SAUDADES AMIGO!
QUE DEUS TE ABENÇÕE HJ E SEMPRE!

PB.RICARDO e ELZANÍ SILVA - 15/05/2011 1:05:09

edificante

bruno m.s.s - 31/05/2011 16:05:43

jjjjjj

Daniele Castilho da Silva - 28/02/2012 12:06:23

Fico muito feliz por saber que pessoas fiés ao único Deus vivo e verdadeiro têm se empenhado em levar a Sua palavra às pessoas da maneiras mais variadas possíveis, inclusive lembrá-las sobre e brevidade da vida e da importancia de reconhecer Jesus cristo como salvador e senhor. Que Deus os abençeoe e lhes permita fazer muito mais.

Você pode selecionar um ou mais smiley face para inserir em seu comentário

Todos os comentários nesta página estão sujeitas aos nossos Termos de Uso e não refletem necessariamente a opinião do Portal Fiel ou dos seus colaboradores. Ajude-nos a acompanhar os comentários que são ilegais, prejudicial, ameaçador, abusivo, vexatório, difamatório, vulgar, obsceno, odioso, ou racial, étnico ou censurável.

Artigos

Para sua edificação
Aspiração ou cobiça? 2015-07-17 14:20:27

Através dos nossos olhos temos a oportunidade de ver tudo o que nos pertence e também tudo

A Tentação de Jesus - Subsídio Para Lição Bíblica 2015-05-21 10:39:43

Satanás intentou frustrar o ministério de Jesus pouco antes do seu início.

O segredo para chegar ao topo 2015-05-21 10:25:54

Podemos até acordar e decidir subir uma montanha, no entanto, sabemos que não é como ir ao

6 passos para o novo nascimento 2015-04-16 11:27:25

Nascer de novo é uma opção dada por Cristo, àqueles que querem recomeçar de maneira difere

Copyright © Portal Fiel - Gospel | Teresina | Piauí - Todos os Direitos Reservados

 

As imagens utilizadas neste site são frutos de pesquisas na internet, e podem possuir direitos autorais. Caso seja o autor de alguma imagem e gostaria de ter seu nome incluído ou mesmo não permitir o uso da imagem entre em contato com o site.