Publicidade publicidade | Portal Evangélico

Finanças: Orientações e Princípios Bíblicos

Lembro-me do tempo que ser cristão era sinônimo de crédito na “praça”. Atualmente parece que o papel inverteu.
Exibições: 24837 Comentários : 26

O mês ainda está na metade e:

•    Falta dinheiro.
•    Aumentam as dívidas.
•    Não há controle financeiro.
•    Nada de poupança.
•    Gastos desnecessários e infindáveis.
•    Correspondências de cobrança enchem o porta-cartas.
•    Dízimo?! Nesse  mês não “sobrou” .

Se isso tem feito parte do seu dia-a-dia você corre sérios perigos.

Lembro-me do tempo que ser cristão era sinônimo de crédito na “praça”. Atualmente parece que o papel inverteu. Certa vez estagiei numa grande rede de lojas de crediário e quando conheci o setor de cobranças fiquei espavorido com o que encontrei: centenas de crentes e líderes religiosos (incluindo pastores) em débito e com o nome “sujo”. E pior: quando entrava em contato para fazer as cobranças muitos mentiam para justificarem o descompromisso e infidelidade financeiros. 

Em Romanos 13.8 diz: “Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei.”

A situação negativa e controversa ao endividamento desenfreado é a avareza. Não podemos confundir organização financeira, economia e poupança com o medo egoísta de perder algo que possuímos. O avarento tem dificuldade de lançar mão do que tem mesmo que receba algo em troca.

“Então lhes disse: Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens." (Lucas 12.15 - NVI).
As duas situações extremas devem ser evitadas, o equilíbrio será a melhor opção.


Aprendi, certa vez, que para tudo que fizesse na vida, primeiro, diria “PODC”. Não no sentido de “pode ser” denotando dúvida, mas no sentido de princípios básicos da Administração para a boa execução daquilo que pretendemos alcançar (não somente no sentido material ou financeiro).


P = Planejamento
O = Organização
D = Direção
C = Controle


1. Planeje-se



Você quer organizar sua vida, mas isso parece quase impossível?! Então o segredo é se planejar.

Como estamos focando as finanças, comece utilizando um orçamento. Você não precisa ser um exímio contador ou especialista financeiro para fazê-lo de forma eficiente.

Veja o passo-a-passo  no site: www.meubolsoemdia.com.br

Um orçamento é uma excelente ferramenta para administrar bem os gastos, de acordo com os rendimentos disponíveis. Nele devem ser anotados todos os ganhos, para saber, de fato, quanto se tem para gastar. Em seguida, pode-se planejar e controlar todos os gastos, de modo que seja possível verificar para onde está indo o dinheiro.

2. Organize-se


“Ponha no lápis” suas finanças e perceberás que gasta mais do que parece e, na maioria dos casos, bem mais do que ganha.
Por exemplo: Se você toma uma latinha de refrigerante de R$ 2,00, pelo menos 3 vezes por semana, isso vai render um gasto anual de aproximadamente R$ 350,00.
Então, não esqueça: PEQUENOS GASTOS TOTALIZAM VALORES SIGNIFICATIVOS.

3. Direcione-se


Sinônimos de dirigir: conduzir, guiar, governar, reger, ministrar. Tenha atitude, ponha em prática o que foi planejado e procure não fugir do orçamento. Toda grande caminhada começa com o primeiro passo: então avante!
Especialistas financeiros aconselham que poupemos 30% da nossa renda para eventualidades não programadas. Eu aconselho: Separe 10% (no mínimo) e devolva para Deus. 20 % aplique (a poupança é mais segura, embora menos rentável) para um incidente ou necessidade não planejada. Por fim, administre os outros 70% com todos os seus gastos mensais.

4. Controle-se

Freie (neutralize) o seu “impulso consumista”. Mesmo que haja dinheiro disponível, não significa que ele precisa ser gasto. Por mais dinheiro que uma pessoa receba, sempre haverá onde gastar, pois a tendência humana é ter sempre mais. As coisas que compramos nos satisfazem por algum tempo (muito curto, diga-se), depois queremos mais. Por isso, precisamos nos conscientizar e aprender a controlar esse “impulso”, caso contrário, gastar mais do que ganhamos será freqüente, e os problemas financeiros estarão presentes no dia-a-dia. Portanto, nunca compre por “impulso”: aprenda a planejar os gastos.

Veja só que sabia instrução:

“De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos. Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos. Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão. Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas.”
 I Timóteo 6.6-12 (NVI)

ALGUMAS DICAS QUE PODERÃO AJUDAR:

1. Utilize um orçamento

2. Controle seu impulso consumista

3. Evite comprar a prazo (falsa sensação de ter dinheiro extra para gastar)

4. Faça uma poupança

5. Antes de comprar algo, faça a si mesmo perguntas como estas:

- É desejo ou necessidade?
- É realmente necessário e útil ou totalmente supérfluo?
- Já verifiquei a relação custo x benefício?
- Haverá despesa de manutenção? Posso suportar tal despesa?
- Quanto tempo preciso trabalhar para ganhar tal quantia?
- Os benefícios compensam o esforço que fiz para conseguir o valor do bem?
- Há algo mais importante onde devesse gastar (ou investir) este dinheiro?

6. Seja fiel e invista na obra de Deus (lembre-se dos missionários que precisam da sua contribuição, das pessoas que precisam ser alcançadas, da ordenança que Deus nos deixou, etc.)

“NÃO É NENHUM TOLO AQUELE QUE ABRE MÃO DO QUE NÃO PODE GUARDAR PARA GANHAR O QUE NÃO PODE PERDER.”
(Jim Elliot, mártir missionário)


Referências, fonte de pesquisa e dicas de sites:

www.meubolsoemdia.com.br
www.febraban.org.br
www.financaspraticas.com.br
www.ganania.com.br



 

Jorge Mashah Membro da PIB no Saci, estudante de Teologia pelo Seminário Batista de Teresina - STBT, Bacharel em Administração de Empresas pela UESPI, líder de louvor do Ministério Aba Pai.
Sugestões de Artigo para: [email protected]
Jorge Mashah

Comentários


Gilberto Bonfim - 25/01/2011 16:01:15

Muito bom o artigo, relmente se conseguirmos seguir o "PODC" teremos uma melhora no gerenciamento de nossas finaças!

Fernando Valler - 25/01/2011 18:01:24

Boas dias sobre planejamento financeiro.. muito bom.

Lívia Cavalcante - 26/01/2011 10:01:26

Muito boas dicas...gostei mesmo...que Deus continue te abençoando, irmão Jorge! A paz.

Jorge Mashah - 26/01/2011 11:01:14

Obrigado pelos comentários e fico feliz por contribuir. Deus precisa controlar todas as áreas das nossas vidas, com as finanças não deve ser diferente. Deus os abençõe: Gilberto, Fernando e Lívia.

allan - 26/01/2011 14:01:42

aii é meu parceiroo jorge forças pra vc ki Deus continue te iluminandoo viu flw

JULIO CESAR - 26/01/2011 14:01:08

MUITO BOM MESMO ESPERO Q TODOS NOS AGORA TER CERTEZA E SE PERGUNTA PARA VC MESMO SE VC TA PRECISANDO

Samia Raquel - 27/01/2011 12:01:51

A paz do Senhor a todos!
Glória a Deus pela direção do artigo, espero q muitos tomem consciência disso, pq como o próprio atigo diz, eu tbm falo. Tem muitos CRENTES SEM DIREÇÃO,e por isso cai na vergonha da dívida e se enrolam mais e mais ,pq um abismos chama outro,e aí começam a dá DESCULPAS-MENTIRAS,e já viu a bola de neve já rolou.
Mas o bom é q Deus é misericórdioso.Graças a Deus!

até mais e a paz do Senhor Jesus.

P.Lucas - 28/01/2011 13:01:42

Muito Interessante" Que Deus te abençoe irmão!!!

Samara - 28/01/2011 13:01:01

Parabêns Jorge, mt boas essas dicas sobre finanças!!
Deus o abençõe!! Graça e Paz p todos!!

Rei Davi - 28/01/2011 14:01:50

Agradeço a Deus por viver em uma geração de homens de Deus, que se preocupam com o testemunho cristão. Finanças é um assunto importante e esta orientação é sabia. Deus te abençoe meu irmão fika na paz.

Jorge Mashah - 29/01/2011 16:01:31

Olá Arnaldo,
Não sei qual a sua intenção em colocar esse comentário: se acrescentar algo positivo ou tentar macular a minha pessoa. Quanto ao plágio que é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original, talvez você tenha razão por eu não explicitar dentro do artigo (e reconheço). Mas se você prestou bem atenção (como percebi) retirei algumas partes do texto de sites que tomei como base para o artigo e coloquei como referência de dicas de site. A intenção não foi apropriar-se da obra de ninguém e querer os créditos para mim, mas compilar e ordenar tópicos sobre o tema e juntamente com os meus conhecimentos na área oferecer um "norte" para o assunto em pauta. Se alguém se sentir lesado por isso estou a inteira disposição para tirar dúvidas e inteirar-me de qualquer problemática. O objetivo foi ajudar e tenho recebido e-mails, ligações e testemunhos do agir de Deus na vida de pessoas através desses esclarecimentos. "Dai a César o que é de César...": boa parte desse artigo foi retirado do site .ganancia.com.br do qual tem como parceiros muitos de meus irmãos em Cristo que não se sentiram lesados ou desautorizaram a publicação deste. Abraço!

badia - 29/01/2011 17:01:04

Legal! gostei e vou tentar. abraços

Portal Fiel - 29/01/2011 17:01:59

Meu caro amigo Arnaldo, temos mais o que fazer do que ficar apagando seus comentários. Por Favor.

...Que o Senhor lhe retribua segundo suas obras. (2 Timóteo 4.14)

Jeremias - 29/01/2011 22:01:20

muito bom parabéns

jeremias - 29/01/2011 23:01:43

Bom ein?

Arnaldo - 29/01/2011 23:01:42

Parabéns, porque agora reconheceste teu erro, o que antes era apenas "dicas de sites", tornou-se: "Referências, fonte de pesquisa e dicas de sites". Que mudança!

Jorge Mashah - 30/01/2011 15:01:02

Pois é amado (Arnaldo), para bom entendedor algumas palavras são suficientes. Espero que o artigo tenha ajudado você com tem a muitas outras pessoas. Continuem enviando sugestões, críticas construtivas, temas para artigos, etc. Estamos aqui para aprendermos juntos e crescer não só em sabedoria e/ou conhecimento, mas também em graça. Fiquem todos na paz!

Louise Deveza - 01/02/2011 13:02:00

Mashah,parabéns pelo artigo com certeza ajudou muita gente assim como serviu para eu nortear quem deve ser a direção de TODAS as áreas de minha vida,inclusive a financeira e que a riqueza de todos nós não esteja neste mundo!

josy - 08/02/2011 10:02:07

esse é meu pai(na fé)mando muito bem
tiro muitas dividas e ajudo muitas pessoas!!!
q Deus te abençoe!!!

Pr Jailton da Silva - 11/02/2011 19:02:23

Infelizmente temos sempre alguns opositores que se levantam para criticar de forma destrutiva aquilo que fazemos com tanto empenho e dedicaçao amado Pr Jorge que Deus continue te abençoando muito em nome de Jesus! abraços o artigo esta excelente paz do senhor!

Ramon barbosa - 01/03/2011 17:03:31

Gostei muito do artigo, esse material e de suma importancia

Pr. Evaldo - 10/03/2011 13:03:04

Parabens meu filho, que Jesus Cristo te abencoe sempre. Fique na Paz do Senhor Jesus.

Maria do Socorro Rodrigue - 18/03/2011 10:03:16

Sou missionária numa congregação em Teresina, tivemos o privilégio de receber o seminarista Jorge ministrando sobre administração financeira. Após os estudos muitos começaram a colocar em prática o que aprenderam e já temos resultados satisfatórios, creio que todas as pessoas deveríam aprender mais sobre esse tema. Vc está de parabéns por desenvolver tão bem na sua vida e viver o que ensina. Jeus te abençoe ricamente e continue sendo uma benção. Abraços

Jorge Mashah - 21/03/2011 10:03:14

Obrigado Pr. Evaldo e Miss. Socorro,

Deus continue te abençoando também Pastor e Miss. Socorro foi uma honra poder ministrar esse estudo na sua igreja. Tenho ouvido alguns testemunhos depois dessa ministração. Tem gente até economizando para comprar um carro (rs) e não deixando - claro - de investir na obra do Senhor. Deus cubra todos de suas ricas bençãos...

Samuel - 12/04/2016 20:08:01

Que ótimo artigo.

Deus está interessando em todas as áreas da nossa vida mas infelizmente muitos não o deixa entrar em todos.

Acredito que esse é um dos motivos de vermos tanta gente vivendo em situação financeira complicada.


Os Princípios Bíblicos Sobre Finanças são capazes de mudarem a nossa vida.


Pensando nisso, também escrevi sobre isso no artigo "25 Princípios Bíblicos sobre Finanças que você deveria conhecer e praticar"

://vamosprosperar.com/dinheiro-na-biblia

joao rocha - 17/01/2017 17:59:07

gostei muito destas dicas sobre finanças, muito boa mesmo a sua iniciativa.Que nós cristãos possamos administrar com sabedoria aquilo que o nosso Deus colocou em nossas mãos.

Você pode selecionar um ou mais smiley face para inserir em seu comentário

Todos os comentários nesta página estão sujeitas aos nossos Termos de Uso e não refletem necessariamente a opinião do Portal Fiel ou dos seus colaboradores. Ajude-nos a acompanhar os comentários que são ilegais, prejudicial, ameaçador, abusivo, vexatório, difamatório, vulgar, obsceno, odioso, ou racial, étnico ou censurável.

Artigos

Para sua edificação
Aspiração ou cobiça? 2015-07-17 14:20:27

Através dos nossos olhos temos a oportunidade de ver tudo o que nos pertence e também tudo

A Tentação de Jesus - Subsídio Para Lição Bíblica 2015-05-21 10:39:43

Satanás intentou frustrar o ministério de Jesus pouco antes do seu início.

O segredo para chegar ao topo 2015-05-21 10:25:54

Podemos até acordar e decidir subir uma montanha, no entanto, sabemos que não é como ir ao

6 passos para o novo nascimento 2015-04-16 11:27:25

Nascer de novo é uma opção dada por Cristo, àqueles que querem recomeçar de maneira difere

Copyright © Portal Fiel - Gospel | Teresina | Piauí - Todos os Direitos Reservados

 

As imagens utilizadas neste site são frutos de pesquisas na internet, e podem possuir direitos autorais. Caso seja o autor de alguma imagem e gostaria de ter seu nome incluído ou mesmo não permitir o uso da imagem entre em contato com o site.