Publicidade publicidade | Portal Evangélico

A nova "onda" da balada gospel em festa de aniversário


Exibições: 16406 Comentários : 24

Está virando moda em festas de 15 anos (pelo menos aqui em Pernambuco), a realização de baladas gospels, onde jovens cristão após a cerimônia religiosa se reúnem num espaço reservado para se "divertirem" ao som de músicas mundanas (e até evangélicas).

O interessante é que alguns sustentam tal prática, pelo fato de "Míriam ter dançado":

"19 Os israelitas atravessaram o mar em terra seca. Porém, quando os carros de guerra dos egípcios, com os seus cavalos e cavaleiros, entraram no mar, o SENHOR Deus fez com que as águas voltassem e os cobrissem.

20 A profetisa Míriam, que era irmã de Arão, pegou um pandeiro, e todas as mulheres a acompanharam, tocando pandeiro e dançando." (Êx 15.19-20, NTLH)

Os que tentam se fundamentar no texto acima, parecem que não leram Êx 32.19-22, onde a dança aparece num outro contexto:

"19 Quando Moisés chegou perto do acampamento, viu o bezerro de ouro e o povo, que estava dançando, e ficou furioso. Ali, ao pé do monte, ele jogou no chão as placas de pedra que estava carregando e quebrou-as.

20 Então pegou o bezerro de ouro que eles haviam feito, queimou-o no fogo e o moeu até virar pó e espalhou o pó na água. Em seguida mandou que o povo de Israel bebesse daquela água.

21 E Moisés disse a Arão: —O que é que esta gente lhe fez, para que você a levasse a cometer esse pecado tão horrível?

22 Arão respondeu: —Não fique com raiva de mim. Você sabe como este povo está sempre pronto para fazer o mal."
Percebam que a dança está presente nos dois episódios, só que no segundo ela foi reprovada, e por várias razões:

1. O propósito inicial não era a glória de Deus:

"[...] faça para nós deuses que vão à nossa frente;" (v.1)

2. A celebração continha elementos da idolatria (no caso o bezerro):

"derramou o ouro dentro de um molde e fez um bezerro de ouro." (v. 4)

3. A dança acabou atraindo, e estava associada a outros elementos:

"Depois o povo sentou-se para comer e beber e se levantou para se divertir" (v. 6). Na nota de rodapé da Bíblia de Estudo Almeida sobre este versículo, lemos o seguinte:

"Em Gn 26.8; 39.17, o verbo hebraico aqui traduzido por divertir-se se refere a prática de caráter sexual. Este v. é citado em 1 Co 10.7 como um caso representativo da infidelidade e idolatria dos israelitas no deserto."

Embriaguez e sexo estavam, como ainda estão, associados às baladas modernas e mundanas, pois são manifestações da carne e para a carne, onde em nada glorificam a Deus.

4. O Senhor chamou a atitude do povo de "corrupção" e "rejeição a Ele":

"Então o SENHOR Deus disse a Moisés: —Desça depressa porque o seu povo, o povo que você tirou do Egito, pecou e me rejeitou." (v. 7, NTLH)

"Então, disse o SENHOR a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste sair do Egito, se corrompeu." (v. 7, ARA)

5. O Senhor se indignou contra a atitude do povo:

"9 Eu conheço este povo e sei que é muito teimoso. 10 Agora não tente me impedir, pois vou descarregar a minha ira sobre esta gente e vou acabar com eles.[...]".

6. Moisés, diante dos fatos, tomou uma atitude radical:

"Então pegou o bezerro de ouro que eles haviam feito, queimou-o no fogo e o moeu até virar pó e espalhou o pó na água. Em seguida mandou que o povo de Israel bebesse daquela água." (v. 20, NTLH)

Diante do que estamos vendo no meio da nossa juventude, qual tem sido o nosso posicionamento como líderes, uma vez que fomos investidos por Deus com autoridade para "queimar" e "reduzir bezerros de ouro a pó"?

O interessante é que Moisés lidou com a questão de maneira imparcial. Todos que erraram foram tratados da mesma forma, independente de laços de amizade, familiares ou de condições sociais e financeiras.

7. Diante de uma situação ridícula, geralmente se escutam justificativas ridículas dos líderes (Êx 32.33-34, NTLH):

"22 Arão respondeu: —Não fique com raiva de mim. Você sabe como este povo está sempre pronto para fazer o mal.

23 Eles me disseram: “Não sabemos o que aconteceu com Moisés, aquele homem que nos tirou do Egito. Portanto, faça para nós deuses que sejam os nossos líderes.”

24 Aí eu mandei que quem tivesse enfeites de ouro os tirasse e me desse. Joguei aqueles enfeites no fogo, e saiu este bezerro!"

As justificativas ridículas de Arão foram:

- Transferir a responsabilidade para a pressão do povo (v. 22 e 23)

- Afirmar que o bezerro formou-se quase que sozinho (24), onde o v. 4 no diz que "Este, recebendo das suas mãos, trabalhou o ouro com buril e fez dele um bezerro fundido.", tentando dessa forma atenuar a sua responsabilidade.

Como se percebe, tentar sustentar uma prática (no caso aqui a dança na balada gospel) num texto isolado é um artifício perigoso.

Em termos práticos e atuais, afirmar que a balada gospel é uma "simples diversão", além de simplismo, ingenuidade e até maldade, levanta ainda as seguintes questões:

1. Na balada gospel, além das músicas eletrônicas e agitadas, pode-se dançar também músicas românticas?

2. Se a balada gospel é simples diversão, o funk gospel, o pagode gospel, o forró gospel, e outras "paradas" gospels não seriam também? Se legitimarmos e tolerarmos um, não teríamos que legitimar ou tolerar os outros?

Penso que se essa "nova onda" não for tratada logo, trará grandes prejuízos e fará enormes estragos no meio cristão evangélico.

Que o Senhor nos ajude!
"Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. " (1 Co 10.31, NTLH)

Pr. Altair Germano

Pastor, teólogo, pedagogo, escritor e conferencista. Atualmente é o 1º Vice-Presidente da Assembleia de Deus em Abreu e Lima-PE (COMADALPE), Vice-Presidente do Conselho de Educação e Cultura da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil – CGADB.

Pr. Altair Germano

Comentários


Lívia Cavalcante - 22/12/2010 17:12:00

Excelente artigo! Medidas têm que ser tomadas urgentemente...devemos influenciar o mundo e não deixar que o mundo nos influencie...

Jorge Benigno - 22/12/2010 19:12:52

Glória Deus!!

Excelente artigo, baseado plenamente na bíblia e quebrando os argumentos infundados de muito hipócritas que barticipam destas manifestações idiótas!

Daniel Betias - 23/12/2010 11:12:43

Jovem adora se jogar numa "onda" nova e não percebe que a maré está levando ele pra longe da Rocha Firme que é Jesus!!

Belo artigo Pr.!

Suely Lima - 27/12/2010 19:12:03

Pastor, eu concordo plenamente com seus argumentos. É necessário que nossos líderes tomem URGENTEMENTE uma atitude. Parabéns pelo artigo!

taina - 02/01/2011 18:01:06

izaias meira - 07/01/2011 17:01:52

muito bem colocado pr fico feliz por sua postura ante a este fato que ja esta se espalhando pelo brasil a fora e que nosso lideres nao toma atitude alguma e como esta no testo citado pelo senhor Transferir a responsabilidade para a pressão do povo e fácil difícil e enfrentar o mal mesmo que isso seja dentro de suas casas

marcelo - 04/02/2011 9:02:34

Esta sua atitude é muito boa,tudo começa com um simples rebolado e depois vira coisa do DIABO....Parabens Pastor.

Lúcia - 02/03/2011 9:03:11

Amém,concordo plenamente.

gabrielle - 20/07/2011 14:30:37

também concordo

Raquel Mesquita - 16/09/2011 23:14:35

Concordo plenamente! Parabéns pelo artigo e pela coragem do Pr...pois temos observado q muitos "inclusive Pastores" estão se omitindo de falar a verdade com "medinho" de desagradar os membros! Temos q alertar enquanto é tempo!

Tatiane - 20/09/2011 19:49:21

concordo os adolescentes hoje em dia parecem querer só uma desculpa para praticar coisas mundanas como as q o senhor colocou aí!!!!

Silvana Espeschit Amaral - 16/10/2011 17:45:08

É bom para começar, que os pastores e líderes atentem para o que está acontecendo nos seus púlpitos, sob a sua liderança: é a ministração da palavra, o evangelho que salva ou é um show, com cantores gospel de forró, rock, pagode, rap e funk, porque tudo é tocado nos púlpitos primeiro: será que não é porque a influência do Espírito Santo no povo de Deus é menor do que a influência da carne? Se os cristãos de um modo geral, não somente os jovens, mas todos aprenderem a andar no Espírito e não na carne o problema fica solucionado. Eu creio até que os estilos fazem parte da cultura do nosso país, mas é preciso ensinar os jovens a ter fome pela Palavra de Deus, porque SOMENTE a PALAVRA DE DEUS trata com a nossa carne e produz em nós a vida de Deus

lilia - 28/10/2011 22:49:41

thiago - 05/11/2011 14:40:31

Bando de santarroes uma musica gospel num ritimo diferente não é o mundo entrando na igreja. o mundo entrando na igreja é casar e descasar, é a inimizade que é tão presente em nosso meio,quando um tipo de evento como este esta acontecendo oque os senhores ficam fazendo em casa assistindo a novela ou o Big Brother ?

Tabita - 12/11/2011 16:20:41

Aprendi que Deus que criou tudo! ou seja Deus que criou todos os ritmos, onde o diabo os roubos e fala que são dele.
Se Cristo pegou a chave da morte das mãos do diabo quando ressuscitou, então porque não usar os ritmos que Deus Criou, e nos trouxe de volta!?
Deus fala muito bem na bíblia que nós temos que adora-lo com o coração aberto e em verdade, não usando o corpo para malicia, e sim para o adora-lo.

Eu faço parte grupo de coreografia na igreja, se for Pecado oque faço? desde pequena adoro ao meu Grande Deus Errado?

Se Deus te deu a voz, então Cante; Deus te deu dom de instrumentos, então toque; Deus te deu o corpo, então Dance.

Desde que seja de corpo e alma em verdade

mariely guedes - 22/01/2012 19:47:36

sou evangelica da assembleia de Deus em matureia na paraiba tenho 11 anos e gostei da balada gopel não sei se os outros gostam mas minhas festa de 15 anos vai ser assim

kezia - 04/02/2012 15:22:50

realmente meu irmão, vc é muito conhecedor da biblia(digo isso de acordo com suas credencias, as qual vc deixou bem nitidas)e tem grande influêcia no sistema(igreja como alvenaria)¨pq de acordo com a biblia a igreja é as pessoas e não a alvenaria¨mas não tem conhecimento nenhum sobre o amor e a obra redentora do espirito santo,Deus não precisa que vc e os outros pastores moldem os seres humanos,isso não são atribuições de vcs,pastores serve, e servem a igreja, e não escravisa pq somos libertos por cristo, foi ele quem pagou o preço por nos, e somente ele pode nos julgar, aminha e a sua missão como crentes e anunciar a palavra que liberta, e não dizer o que temos ou não de usar ou fazer, quem lhe deu esse direito, Jesus? tenho certeza que não.

ANDREA ANDRADE - 13/03/2012 10:53:31

Q DEUS ABENÇOE

Alessandro Almeida - 29/10/2012 1:36:34

Paulo diz que tudo me é licito mais nem tudo me convem
veja o que diz a palavra de Deus
2 Samuel 6 do 14 ao 23
14 E Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava Davi cingido dum éfode de linho.
15 Assim Davi e toda a casa de Israel subiam, trazendo a arca do Senhor com júbilo e ao som de trombetas.
16 Quando entrava a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi saltando e dançando diante do senhor, o desprezou no seu coraçao.
17 Introduziram, pois, a arca do Senhor, e a puseram no seu lugar, no meio da tenda que Davi lhe armara; e Davi ofereceu holocaustos e ofertas pacíficas perante o Senhor.
18 Quando Davi acabou de oferecer os holocaustos e ofertas pacíficas, abençoou o povo em nome do Senhor dos exércitos.
19 Depois repartiu a todo o povo, a toda a multidão de Israel, tanto a homens como a mulheres, a cada um, um bolo de pão, um bom pedaço de carne e um bolo de passas. Em seguida todo o povo se retirou, cada um para sua casa.
20 Então Davi voltou para abençoar a sua casa; e Mical, filha de Saul, saiu a encontrar-se com Davi, e disse: Quão honrado foi o rei de Israel, descobrindo-se hoje aos olhos das servas de seus servos, como sem pejo se descobre um indivíduo qualquer.
21 Disse, porém, Davi a Mical: Perante o Senhor, que teu escolheu a mim de preferência a teu pai e a toda a sua casa, estabelecendo-me por chefe sobre o povo do Senhor, sobre Israel, sim, foi perante Senhor que dancei; e perante ele ainda hei de dançar
22 Também ainda mais do que isso me envilecerei, e me humilharei aos meus olhos; mas das servas, de quem falaste, delas serei honrado.
23 E Mical, filha de Saul não teve filhos, até o dia de sua morte.
Hoje tem muita gente e igrejas estéril q naum gera vidas no reino espiritual por criticar pessoas

ket - 24/10/2013 13:07:45

Pamela - 05/12/2013 3:02:52

Pelo que eu interpretei no contexto das passagens bíblicas citadas no início do artigo, quando Miriam dançou foi uma forma que ela usou para adorar a Deus , e quando Moiseis encontrou o povo adorando ao bezerro e ouro ele se entristeceu por que os Israelitas estavam adorando ao bezerro não a Deus. Eu acho que nois temos q adorar a Deus com todas as nossas forças oferecer a Ele o nosso melhor. Só não acho certo uma balada "gospel" com musicas mundanas e danças vulgar, mas se ouver uma balada onde o povo de Deus vai se reunir para se diverta Eleir e adorar ao Senhor não vejo problema.

Darlan Santos - 02/05/2014 22:23:52

teólogo e sua sabedoria!! melhor o sr aproveitar o seu tmp para o ide e fazei discípulos pastor

maria das graças fernande - 24/08/2014 15:42:08

maria das graças fernandes eu nunca imaginava uma destas ai dançarem na igreja como os grupos d bale a dança e mundana Mirian dançou Davi tbm dançou mas eles nao entendem as coisas espirituais nao tem e um pastor este povo pq eu vi um pastor no altar ; e um grupo d jovems dançavam indecentemente na igreja eu vi na internete bom e denuciar querem dançar nao e aqui e la //dcrqw dcrqw

Àcklla - 12/02/2015 5:12:49

sinceramente? Não concordo com isso , VC sendo um pastor vai adorar a DEUS como ? Deus deu vários dons para louvar e engrandecer a ele , isso que o senhor depende muito de como VC vai louvar e de quem você vai prestar o seu louvor. Só acho que hoje criticam muito as coisas e esquecem o verdadeiro sentido de ADORAÇÃO a DEUS .

Você pode selecionar um ou mais smiley face para inserir em seu comentário

Todos os comentários nesta página estão sujeitas aos nossos Termos de Uso e não refletem necessariamente a opinião do Portal Fiel ou dos seus colaboradores. Ajude-nos a acompanhar os comentários que são ilegais, prejudicial, ameaçador, abusivo, vexatório, difamatório, vulgar, obsceno, odioso, ou racial, étnico ou censurável.

Artigos

Para sua edificação
Aspiração ou cobiça? 2015-07-17 14:20:27

Através dos nossos olhos temos a oportunidade de ver tudo o que nos pertence e também tudo

A Tentação de Jesus - Subsídio Para Lição Bíblica 2015-05-21 10:39:43

Satanás intentou frustrar o ministério de Jesus pouco antes do seu início.

O segredo para chegar ao topo 2015-05-21 10:25:54

Podemos até acordar e decidir subir uma montanha, no entanto, sabemos que não é como ir ao

6 passos para o novo nascimento 2015-04-16 11:27:25

Nascer de novo é uma opção dada por Cristo, àqueles que querem recomeçar de maneira difere

Copyright © Portal Fiel - Gospel | Teresina | Piauí - Todos os Direitos Reservados

 

As imagens utilizadas neste site são frutos de pesquisas na internet, e podem possuir direitos autorais. Caso seja o autor de alguma imagem e gostaria de ter seu nome incluído ou mesmo não permitir o uso da imagem entre em contato com o site.