Publicidade publicidade | Portal Evangélico

Geração MSN

Chegando a reunir dezenas de amigos virtuais, jovens e crianças driblam a timidez em longas conversas n
Exibições: 6123 Comentários : 17

De maneira precoce, atualmente muitas escolas já incluem em seu curriculo aulas básicas de informática  desde o Infantil III ( antigo Jardim l), frequentado por crianças de quatro a cinco anos. É a era da internet. Na escola, os computadores são usados com fins pedagógicos, mas em casa e nas milhares de lan houses do país eles são uma extensão da vida social das crianças e adolescentes que, em alguns casos,é um caminho para arrumar amigos. Entre games, blogs, orkuts, twitters e facebooks o favorito dessa turma são os serviços de mensagem instantânea, o messenger, mais conhecido pela  abreviação, MSN. É através do MSN que adolescentes retraídos se transformam em figuras populares, resguardados por nicknames (apelidos), e ostentam uma lista invejável de amigos.

 

São inúmeros os programas que possibilitam a comunicação em tempo real via internet. O funcionamento de todos é parecido e muito simples, principalmente para aqueles que já nasceram no berço da informática e manuseiam o mouse tão bem quanto um controle de tevê. Basta baixar e instalar o programa no computador, cadastrar-se no serviço, tornar-se usuário e adicionar o maior número de amigos à sua lista - a busca de amigos pode ser feita por nome ou e-mail. Assim, sempre que alguém aparecer "online", ele estará pronto para receber uma mensagem e vice-versa.

 

Entre todos es serviços disponíveis, o MSN é um programa de diálogo virtual da Microsoft que está em funcionamento desde 1999. O mais surpreendente é que 8% dos usuários de internet têm apenas entre 2 e 11 anos e quase metade desta precoce parcela, ou seja, 48%, já está ligada, ao bate-papo eletrônico.

 

Segundo Rosana Rodini da Revista IstoÉ, esta é a geração que começa a dominar o sistema de mensagens e impor seus códigos.

 

Para agilizar as conversas, os jovens abreviam sistematicamente as palavras nas conversas online. A tradicional despedida, um beijo, virou "hum bju". Quando, querem convidar alguém para a conversa, perguntam: "Vc qr tc cmg?", que em bom português quer dizer: "Você quer teclar comigo?" O "genocídio" gramatical é um grande problema, mas não o maior deles, uma vez que os jovens nunca escreveram tanto. A questão é que a telinha do computador e a fluência da conversa com até dez amigos ao mesmo tempo hipnotizam as crianças, que não abandonam por nada o bate-papo e chegam a ficar até quatro horas diárias ligadas. Com isso, não têm tempo de fazer amigos reais.

 

A terapeuta infantil Ana Olmos até enxerga benefícios no modismo eletrônico. Reconhece que ajuda na comunicação de crianças introvertidas. "O MSN é positivo, desde que os pais limitem o número de horas. É normal que as crianças se sintam mais à vontade atrás do computador do que cara a cara com qualquer pessoa. Afinal, é mais fácil, por exemplo, pedir desculpa por escrito", resume.

 

Diante do exposto, alguns questionamentos são pertinentes: Com que objetivo os pais querem que os filhos aprendam a utilizar os recursos da informática tão cedo? Os filhos, em geral, têm esse mesmo objetivo? Essa obsessão pelos bate-paps com amigos virtuais pode atrapalhar as amizades reais? No campo espiritual, quais os pontos positivos e negativos do uso do computador para nossos filhos?

 

Suely Sousa Regente do coral de jovens Jerusalem na 1ª Congragação da Assembleia de Deus no Dirceu II
Suely Sousa

Comentários


Thomas Jefferson - 16/03/2010 0:00:00

Muito bom ir Suely...as crianças estão entrando no mundo da internet cada vez mais cedo e isso pode ser muito prejudicial!!!

Sandro - 16/03/2010 0:00:00

Que bom irmão Suely pela a bela orientação e critica do seu artigo quanto a forma precoce das crianças estarem acessando a net. A orientação tecnológica é necessária, mais não da forma que estão dirigindo este ensinamento as crianças de hoje.

Maykon - 16/03/2010 0:00:00

Apreder cedo a usar o computador acho que não ha nenhum problema mas deixar a criterio da criança seu horario na frente de um computador é errado, é necessario que a criança tenha uma vida social fora da telinha para curtir as outras coisas boas da vida.

Mario Marinho - 16/03/2010 0:00:00

Parabéns Ir. Suely pelo artigo, concordo plenamente, para Elinaldo Renovato (EBD, Lição nº02, 2007) atualmente, os maiores problemas no âmbito familiar são as inversões de valores e a tecnologia usada como instrumento do mal. Infelizmente, a família moderna está sempre encontrando métodos diferentes de educar filhos, e por isso, por conta desse mal uso da tecnologia, não há mais tempo para o diálogo no lar.

Deuselina Silva - 16/03/2010 0:00:00

Parabens pelo artigo serve de alerta aos pais que deve estar atenta para as vantagens e desvantagens do uso precoce na net pelas criancas. Estar atenado com a tecnologia e tudo de bom, mais ate aonde vai essa tal liberdade para net, vimos no domingo passado como os produtores do Fantastico conseguiram entrar na sala de bate papo e preciso estarmos atentos aos sites que nossos filhos visitam e principalmente a lista do MSN e a vantagem e que a tecnologia estar cada vez mais avancada e acompanhar com precaucao. Abracos
Deusa
Calgary-AB
Canada

Vicente Júnior - 21/03/2010 0:00:00

Está muito bom esse seu artigo. Parabéns, mãe.

Elidiany Marinho - 21/03/2010 0:00:00

Ir. Suely, seu artigo está ótimo. Parabéns!
"São inúmeros os questionamentos e as opiniões com relação a este tema. Sem duvida alguma a internet inclusive o MSN é imprescindível na vida das crianças,porém o mau uso traz prejuízos incomparáveis, pois as mesmas ficam sujeitas as ações de pedofilia. Cabe aos pais tomar conhecimento sobre o mundo virtual para acompanhar e impor limites aos filhos."

Francisco - 02/04/2010 0:00:00

È uma coisa muito gratificante para as crianças, pois elas vão pegando a prática mais cedo da èra digital... Parabéns....

Robson vicente da costa - 04/04/2010 0:00:00

so quero por gentileza que vcs mim aceite no MSN pra mim ter mais informacao do meu estado e ministerio do qual faco parte

Max - 04/06/2010 0:00:00

Parabéns, está muito bem escrito.

Helane - 24/05/2011 21:05:05

Matéria legal so que acho que os pais devem sempre acompanhar seus filhos, o tempo e o que eles estão vendo assim não terão problema

kelianda mendes de santan - 14/11/2011 15:17:51

ola amiguchus quer ser meu amigo eu sou casada e gosto de pessoas simplis ok//

roberlan - 14/11/2011 15:24:24

oi eu sou um menino sinpris i gosto de meninas sinpris

lauany - 15/03/2012 19:08:39

elizama - 09/04/2012 16:09:31

e muito bom porque vivemos muito na solidao

marcela - 25/09/2012 11:24:02

oi

anne do paulo - 25/09/2012 11:25:55

oi

Você pode selecionar um ou mais smiley face para inserir em seu comentário

Todos os comentários nesta página estão sujeitas aos nossos Termos de Uso e não refletem necessariamente a opinião do Portal Fiel ou dos seus colaboradores. Ajude-nos a acompanhar os comentários que são ilegais, prejudicial, ameaçador, abusivo, vexatório, difamatório, vulgar, obsceno, odioso, ou racial, étnico ou censurável.

Artigos

Para sua edificação
Aspiração ou cobiça? 2015-07-17 14:20:27

Através dos nossos olhos temos a oportunidade de ver tudo o que nos pertence e também tudo

A Tentação de Jesus - Subsídio Para Lição Bíblica 2015-05-21 10:39:43

Satanás intentou frustrar o ministério de Jesus pouco antes do seu início.

O segredo para chegar ao topo 2015-05-21 10:25:54

Podemos até acordar e decidir subir uma montanha, no entanto, sabemos que não é como ir ao

6 passos para o novo nascimento 2015-04-16 11:27:25

Nascer de novo é uma opção dada por Cristo, àqueles que querem recomeçar de maneira difere

Copyright © Portal Fiel - Gospel | Teresina | Piauí - Todos os Direitos Reservados

 

As imagens utilizadas neste site são frutos de pesquisas na internet, e podem possuir direitos autorais. Caso seja o autor de alguma imagem e gostaria de ter seu nome incluído ou mesmo não permitir o uso da imagem entre em contato com o site.