Publicidade publicidade | Portal Evangélico

6 passos para o novo nascimento

Nascer de novo é uma opção dada por Cristo, àqueles que querem recomeçar de maneira diferente
Exibições: 7527 Comentários : 14

Nós seres humanos temos nossas próprias convicções, fundamentadas naquilo que vivenciamos e aprendemos no decorrer da nossa vida.

Quando temos uma opinião formada acerca de qualquer assunto, fica completamente difícil convencer-nos do contrário. O que fazer? Jesus nos orienta a nascer de novo. Porque nascer de novo? Nascer de novo é uma opção dada por Cristo, àqueles que querem recomeçar de maneira diferente. É o que podemos chamar de “segunda chance.” É abrir-se para uma nova visão, é estar disponível para conhecer e vivenciar tudo aquilo que Deus tem para nós. Conheça os 6 passos para o processo do novo nascimento. 

1.  Útero – Lugar de preparação: É o lugar onde sentimo-nos confortáveis e seguros, mas ao mesmo tempo estagnados. Por um dado momento sentimo-nos confortáveis, mas vamos crescendo e logo o espaço diminui. É um lugar temporário, lugar de preparação. E lá somos confrontados a tomarmos uma decisão: Ficamos ou saímos para viver um novo tempo. Não é uma decisão nada fácil, visto saber que enfrentaremos o desconhecido. E o desconhecido vem sempre acompanhado do MEDO.

2.   Cordão umbilical – Romper com o passado: Quando optamos por dar-nos uma chance de viver o novo, precisamos cortar o cordão umbilical.  O cordão umbilical é o elo entre o nosso passado e futuro. Saímos do conforto, mas temos um longo caminho à nossa frente e agora há em nós um misto sentimento de medo e esperança. É nos dada à oportunidade de construir uma nova história, para isso o elo precisa ser quebrado. Manter o cordão umbilical é viver o presente, focados no passado. Não haverá futuro, enquanto o nosso foco estiver no passado. Não importa quais situações foram vivenciadas, boas ou ruins elas já não existem mais e ainda que quiséssemos revivê-las, seria impossível. Passado é algo que existe apenas na nossa mente, quando olhamos para ele temos lembranças, quando olhamos para o futuro, esperança. É hora de cortar o cordão umbilical, romper com o passado e construir o nosso futuro.

3.   Nascer de novo – Nova chance: Agora chegamos ao momento mais importante, o pós-cordão umbilical e já que aceitamos viver o novo, precisamos fazer isso da maneira correta. É o momento de nos colocarmos na condição de aprendizes. Se anteriormente seguimos caminhos os quais geraram arrependimento, e que não nos levaram a lugar algum, precisamos ficar atentos, para que de maneira imperceptível, não venhamos repetir velhos padrões que consequentemente nos fará chegar aos mesmos lugares.

4.   Colo – Dependência total: Ao nascer de novo, nascemos bebê e todo bebê precisa de um adulto que lhe dê os devidos cuidados especiais. Essa é a fase mais difícil do novo nascimento, aprender a depender das outras pessoas. Se em momento anterior fomos soberbos, arrogantes e insuficientes, começamos a nossa nova vida descobrindo que durante toda a nossa trajetória de vida, precisaremos uns dos outros. A dependência ensina-nos a ser humildes. Quando aprendemos a ser humildes, a nossa visão muda, percebemos que nem todas as portas estavam trancadas, mas que simplesmente só enxergávamos as inacessíveis. Existiram portas abertas, pelas quais o nosso orgulho não permitiu que passássemos. Nascer de novo é começar de novo, se permitir depender de outras pessoas para nos ajudarem a passar pelas portas.Lembre-se: Ninguém nasce grande; o crescimento é um processo gradativo e natural do ser humano.

5.  Alimentação – Crescer ou morrer: Um bebê recém-nascido necessita de leite, se porventura se alimentar de algo mais forte, pode vir a óbito, seu estômago não está pronto para ingerir qualquer coisa. Um adulto precisa de uma alimentação balanceada e forte. Se um adulto se alimentar somente de leite, também pode vir a óbito, o leite poderá causar-lhe uma desnutrição. A alimentação faz parte do processo gradativo de crescimento do ser humano, sendo assim, vá com calma, coloque os pés no chão; sonhar faz bem, mas sonho é um alimento que não sustenta adulto. O que mantém o adulto é um alimento chamado realidade. O sonho é a sobremesa, ou seja, o complemento da refeição é a parte mais gostosa, no entanto, não dá para sobreviver só com a sobremesa, o nome já diz tudo SOBREmesa.

6. Caminhar -   Independência progressiva: Eprogressivamente vamos crescendo e aprendendo a ficar cada vez mais independentes. E como aprendemos? Observando, seguindo orientações dos mais experientes e exercitando. Imagine o processo de um bebê aprendendo a sentar, engatinhar, falar e caminhar. Será que um bebê consegue tudo isso sozinho? Claro que não. E podemos afirmar que não é um processo fácil, visto entender que muitas são as quedas. E sabe o que é mais difícil?Levantar e tentar novamente. Sabe qual é a vantagem de ser bebê? Tem sempre alguém do lado dizendo: Vá, levanta, você consegue. De outra forma, talvez nunca mais tentasse. Quando crescemos, não temos tanto privilégio, ao cairmos precisamos compreender que nem sempre encontraremos alguém para nos incentivar a prosseguir. E por conta disso, precisamos lembrar que não somos mais crianças e não podemos nos comportar como tal.

Nascer de novo dá-nos a oportunidade de aprender a crescer e a compreender todas as fases da nossa vida. É uma oportunidade dada a nós por Deus para recomeçarmos de maneira diferente e segura.

Mônica Bastos

Administradora de Empresas, Coach Executiva, Coach de Liderança, Coach Espiritual, Coach Política, Coach Life, Analista Comportamental, Palestrante de Liderança, Professora de Escola Bíblica e Conferencista. 

Mônica Bastos

Comentários


Elizabeth Gustavo - 22/04/2015 4:12:08

amei estes passos vou seguilo para ensinar mais quem ptecisa e necessita.que o senhor abençoe a todos em nome de Jesus.

Mônica bastos - 23/04/2015 2:00:33

Isso aí Elizabeth.Abraços.

valdick suzart - 17/05/2015 11:58:12

vendo esse site por acaso passei a pesquisar e acompanhar varios assuntos[inclusive comentarios]e nesses instante nao tenho duvidas [tenho que nascer de-novo]o poblema é q nao sei q igreja posso visitar e ter como minha famila espiritual...........que ensine essas mesma reflexoes abraços!!
{fui catolico praticante}

Mônica Bastos - 17/05/2015 15:13:07

Olá Valdick, tudo bem?Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (1 Coríntios 3:16). Nós somos a verdadeira igreja de Cristo, e o Espírito Santo que habita em nós é quem nos ensina essas reflexões.Quanto escolher uma Igreja para frequentar e manter essa comunhão que deseja, escolha a que esse Espírito de direcionar, com certeza ele vai te levar para o lugar que você se sinta melhor, afinal de contas, o principal ele já te revelou,ou seja, à necessidade de nascer de novo.Grande abraço.Fique na paz. Estou muito feliz em recebê-lo por aqui.

Arialdo - 01/06/2015 23:03:57

graça e paz !!! estou maravilhado c sua palavra, que Deus possa continuar a te usar dessa maneira poderosa, para que muitas vidas compreenda o valor da palavra , parabéns !!!!!!!

se quiser pode me enviar , ficarei muito grato

Mônica Bastos - 05/06/2015 22:31:07

Arialdo e eu muito feliz que tenha gostado.Graça e paz.
É só deixar o seu e-mail.Grande abraço.

wilson m. c - 07/09/2015 20:46:55

Graça e paz irmã.
Que o Senhor continue te usando dessa forma. Paz

LUANA OLIVEIRA - 19/12/2015 10:30:30

A paz! Eu me senti bem em ler tudo isso, tem passos que ainda não tomei, mas que daqui vi caminhos onde nem portas eu encontrava. Que o Senhor, venha lhe renovar, fortalecer e usar cada vez mais desta forma tão verdadeira.

ANDREIA - 12/03/2016 10:30:07

Nossa! estou maravilhada com que estou aprendendo, a base de estudo através da Bíblia. Louvo a Deus por vocês nos ajudarem a entender de uma forma bem prática. Graça e Paz!

Mônica Bastos - 16/03/2016 1:19:42

Wilson, graça e paz. Que Deus continue nos usando.Abraços.

Mônica Bastos - 16/03/2016 1:21:41

Luana, paz.Suas palavras me deixam feliz. Que Deus te abençoe nesta caminhada.Muito obrigada!

Mônica Bastos - 16/03/2016 1:23:31

Andreia,graça e paz.Muito obrigada! O que seria de nós se não fosse o Senhor?Que Deus te abençoe.

Wiliam - 13/04/2016 17:29:13

Muito bom!!!

Mônica Bastos - 18/04/2016 20:49:41

Wiliam, muito obrigada!Abraços.

Você pode selecionar um ou mais smiley face para inserir em seu comentário

Todos os comentários nesta página estão sujeitas aos nossos Termos de Uso e não refletem necessariamente a opinião do Portal Fiel ou dos seus colaboradores. Ajude-nos a acompanhar os comentários que são ilegais, prejudicial, ameaçador, abusivo, vexatório, difamatório, vulgar, obsceno, odioso, ou racial, étnico ou censurável.

Artigos

Para sua edificação
Aspiração ou cobiça? 2015-07-17 14:20:27

Através dos nossos olhos temos a oportunidade de ver tudo o que nos pertence e também tudo

A Tentação de Jesus - Subsídio Para Lição Bíblica 2015-05-21 10:39:43

Satanás intentou frustrar o ministério de Jesus pouco antes do seu início.

O segredo para chegar ao topo 2015-05-21 10:25:54

Podemos até acordar e decidir subir uma montanha, no entanto, sabemos que não é como ir ao

Não cobiçarás 2015-03-17 09:22:27

Subsídio para lição Bíblica

Copyright © Portal Fiel - Gospel | Teresina | Piauí - Todos os Direitos Reservados

 

As imagens utilizadas neste site são frutos de pesquisas na internet, e podem possuir direitos autorais. Caso seja o autor de alguma imagem e gostaria de ter seu nome incluído ou mesmo não permitir o uso da imagem entre em contato com o site.