Publicidade publicidade | Portal Evangélico

Inversão de valores. De quem é a culpa?

Acreditamos que essa inversão de valores é fruto da capacidade que o ser humano tem de influenciar e também ser influenciado.
Exibições: 4016 Comentários : 10

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”(Romanos 12:2) 

Ouço muitas pessoas indignadas com a evolução da natureza humana, a cerca da inversão de valores. A culpa na maioria das vezes recai sobre a globalização e o processo evolutivo da tecnologia. Há aqueles que atribuem ao rádio, a tv, a internet e muitas vezes a universidade a responsabilidade por essa perda de valores. É triste saber que vivemos em uma sociedade, onde as pessoas não sabem exatamente o que é certo e o que é errado.

Então, de quem é a culpa? Acreditamos que essa inversão de valores é fruto da capacidade que o ser humano tem de influenciar e também ser influenciado. Sendo assim, podemos dizer que na mesma fonte está o veneno e também o antidoto.

No Capitulo 3 do livro de gênesis, não encontramos tv, internet, rádio e muito menos universidade. Mas percebe-se no início da criação a dificuldade do ser humano em fazer distinção do certo e do errado. Ao ler esse capítulo podemos perceber claramente, ambição, desobediência, mentira, sede de poder etc. Tudo isso graças a fragilidade do ser humano em se deixar influenciar. Naquela época a serpente influenciou Eva e Eva automaticamente influenciou Adão. De quem é a culpa Adão? De Eva. De quem é a culpa Eva? Da serpente. De quem é a culpa serpente?

Eva e Adão tinham opção, deixar-se influenciar pelas orientações de Deus, ou deixar-se influenciar pelas orientações da serpente. Adão, Eva e a serpente habitavam no mesmo lugar.

A serpente ainda se faz presente na nossa atualidade, cumprindo simplesmente o seu papel. Manipulando a humanidade. Cabe a nós preservarmos os nossos valores e passarmos adiante. A bíblia nos orienta: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” (Provérbios 22:6)

Como fazer isso? Difícil. Nós pais já não nos encontramos mais em casa para educarmos os nossos filhos, não temos tempo para passar para eles os nossos valores, aqueles que aprendemos. Sim, estamos ocupados demais trabalhando para conquistar uma vida melhor para a família. Espera? Não entendi. A estrutura financeira do lar é mais importante que a estrutura emocional e afetiva? Esses são os valores que nós pais temos? Então, não podemos reclamar dos nossos filhos quando estão sendo educados pela tv, net, rádio, escolas, universidades, colegas, ou seja pela serpente. Tem certeza que a culpa é mesmo da tecnologia? A tecnologia e nós habitamos no mesmo lugar, é correto culpá-la de exercer o seu papel? Esse tipo de atitude parece desculpa para não assumirmos a nossa responsabilidade no quesito negligência.

Não é  tv ou internet que devem sair da nossa casa, nós é que devemos voltar para lá e cumprir o nosso papel de pais. Nós somos influenciadores, temos a obrigação de influenciar e preparar os nossos filhos para o mundo, para que em momento posterior não venham inverter valores.

A inversão de valores acontece dia a dia dentro do nosso lar, quando sem perceber, deixamos de olhar para os nossos, para observarmos as falhas e o desvio dos outros. Nossos filhos precisam ser ensinados diariamente o que é certo e o que é errado. Protegê-los do erro, não fará com que se tornem seres humanos melhores, apenas indiferentes à necessidade do outro.

Assim como Adão e Eva, ainda habitamos no mesmo mundo que a serpente, o que não podemos permitir é ser influenciados por ela. Está em nós o poder de influenciar e também de sermos influenciados. Você decide.

“Não procure ser um homem com êxito, e sim um homem com valores.”(Albert Einstein)

Mônica Bastos

Administradora de Empresas, Coach Executiva, Coach de Liderança, Coach Espiritual, Coach Política, Coach Life, Analista Comportamental, Palestrante de Liderança, Professora de Escola Bíblica e Conferencista. 

Mônica Bastos

Comentários


Silvério Nogueira - 31/01/2015 14:58:16

Devemos parar de prestar atenção na vida dos outros e prestar atenção na nossa vida para não sofrer com esse tipo de situação.Gostei demais do texto.

José Antônio Leal - 04/02/2015 17:14:42

Boa tarde Mônica!
Comecei a ler seus textos pelo seguinte motivo;
Tinha um amigo que nos enviava mensagens bíblicas todas as manhãs pelo Whatsapp porém no final de ano,diante da correria de final de ano, o mesmo nos comunicou que não poderia fazer as mensagens por conta. Dai então isso me doeu durante o final de semana ao ponto de pesquisar mensagens e retransmitilas. Então de segunda a sexta envio mensagens suas e as vezes me arriscou fazendo algumas rsrsrs.
Muito obrigado por tanta inspiração.
Segue uma abaixo que fiz inspirado nas suas;

Outro dia analisando uma sucata de pneus de carga em uma determinada transportadora, fiquei a comparar encantado com a semelhança entre nossas vidas. O cuidado que devemos ter com nossas escolhas.

O frotista deverá escolher seus pneus de acordo com;

Tipo e uso de veiculo, Posição de rodagem, Tipo de pavimento, Capacidade de carga, Fornecedor, Modelo do pneu, Garantia, Tração, Quilometragem, Proteção à carcaça, Índice de recapabilidade, Confiabilidade, Economia de combustível, Aparência. Depois de cumprida esta fase, deve acompanhar a performance nos veículos em uso, com o objetivo de otimizar ao máximo a sua escolha. Para isto, não devemos esquecer da manutenção. Fundamental para o propósito. Manutenção da pressão adequada, Montagem e desmontagem correta dos pneus, inspeção dos pneus em uso, inspeção de pneus fora de serviço, remoção dos pneus para reciclagem. Todos os especialistas acreditam que a "Pressão Adequada" é o mais importante aspecto a ser considerado em uma manutenção de pneus, pois a inadequada pode causar; Aumento do consumo de combustível, Aumento do consumo de Banda de Rodagem, Desgaste irregular da banda de rodagem, Separação das Cintas e lonas, Fragilidade dos Talões, Furos e Cortes, Alteração no Comportamento do Veículo, Danos ao Veículo, Possíveis sérios Acidentes.

Inspeção de pneus em uso é um procedimento que pode nos ajudar muito, evitando paradas desnecessárias, e práticas deprevenção que podem reduzir em muito o custo de uma viagem quando feita em bases regulares.

Procedimentos como; Inspeção dos Aros,  Inspeção das válvulas, Inspeção das laterais dos pneus,  Inspeção da área da banda de rodagem,   Inspeção dos feixes de molas,  Inspeção dos amortecedores, verificação da profundiade de sulco, verificação da pressão dos pneus, verificação de desemparelhamento, verificação de possíveis agressões que se agravam com o tempo, verificação do alinhamento e balanceamento e verificação de desgastes irregulares.

Dicas para sua vida;

Fale devagar mas pense depressa; Não julgue as pessoas pelos seus parentes; Quando dizer "Eu te amo!", fale a verdade; Quando dizer "Sinto muito!", olhe nos olhos de seu interlocutor; Nunca ria dos sonhos de outras pessoas; Dê mais às pessoas do que elas esperam e faça com alegria; Tenha sempre em mente o seu poema favorito; Não acredite em tudo que você ouve, durma como se não houvesse amanhã; Grandes amores e grandes realizações sempre envolvem grandes riscos; Quando perder, tente aprender com esta lição.; Respeite a si mesmo, respeitar os outros e tenha responsabilidade por todas suas ações; Não deixe uma pequena disputa estragar uma grande amizade; Quando você sabe que cometeu um erro, não tente calá-lo, ajuste uma solução rápida; Todos os dias passe pelo menos algum tempo sozinho refletindo seus atos; Esteja aberto a mudanças, mas nunca abra mão de seus valores; Às vezes o silêncio é a melhor resposta; Leia mais livros; Acredite nos homens, mas sempre tranque sua porta; Em desentendimentos com entes queridos, não remoa fatos do passado; Leia as entrelinhas; Seja gentil com a terra. Ela te recompensa todos os dias; Nunca interrompa quando está elogiando; Não se intrometa nos assuntos dos outros e não dê conselhos em vão; Não confie em quem beijar sem fechar os olhos; Uma vez por ano vá a algum lugar onde nunca esteve; Se você ganhar mais dinheiro do que verdadeiramente necessita, use algum para ajudar os outros; Lembre-se sempre que nem todos os desejos podem ser realizados; Respeite seus pais e as pessoas idosas, elas já trilharam muitos dos atalhos que você busca cruzar; Julgue o seu sucesso por aquilo que você teve que sacrificar para alcançá-lo; O seu "eu" é o ponto final de sua viagem;


Um excelente final de semana na companhia da sua família!

Um forte abraço e fiquem com Deus!

Mônica Bastos - 04/02/2015 20:52:45

Silvério, muito obrigada.

Mônica Bastos - 04/02/2015 21:02:16

José Antônio, não tenho palavras para expressar a minha alegria ao ouvir as suas palavras.É muito bom ouvir que os meus textos são compartilhados com os seus amigos e melhor ainda por saber que os mesmos te inspiram.O seu texto é maravilhoso.Nunca mais vou olhar para uma sucata de pneu da mesma maneira que antes.Gostei tanto que vou compartilhá-lo no meu face. Um excelente final de semana para você e sua família.Fique na paz.Grande abraço,continue escrevendo, você é um escritor.

Andreia Abirached - 14/02/2015 11:16:01

Você citou Adão e Eva lá no Éden! Eles tinham conhecimento de Deus, sabiam o que não deviam fazer e no entanto deram ouvidos à serpente e deu no que deu. E é engraçado que ainda hoje nós sempre procuramos jogar a culpa no outro. Somos influenciados para o bem ou para o mal, vai depender dos nossos valores.

Mônica Bastos - 16/02/2015 1:46:07

Olá Andreia, é isso mesmo.Infelizmente temos acesso ao que é certo e também errado, a escolha dependerá dos nossos valores.Quando sofremos as consequências das escolhas erradas, buscamos sempre uma justificativa para as nossas escolhas e principalmente alguém para colocar a culpa.Beijos.

Emerson Gonçalves da Silv - 20/02/2015 9:17:03

Olá, a culpa dos valores invertidos é do homem que da ouvido a carne, a desobediência, ao mundanismo etc..

Essa semana recebi uma revista em minha casa, que tinha um menino de vestido e os colunistas diziam que era normal que os professores tinha que ajudar a opção sexual e ainda entregar um "kit-gay" para os alunos... Isso é uma clara manipulação da sociedade moderna, o governo, a revista, grupos glbts etc... Só mostra que a sociedade está como aquela criança da capa não conseguem mais distinguir as coisas e se deixam ser levados por modismos. Obrigado pela atenção.

Mônica Bastos - 26/02/2015 23:48:54

Emerson,"... a culpa dos valores invertidos é do homem que da ouvido a carne, a desobediência, ao mundanismo etc" Grande abraço.

Adonias - 14/03/2015 17:23:42

Realmente, devemos devemos começar assumir nossos erros e para de culpar os outros.

Mônica Bastos - 15/03/2015 19:51:51

Verdade Adonias.Abraços.

Você pode selecionar um ou mais smiley face para inserir em seu comentário

Todos os comentários nesta página estão sujeitas aos nossos Termos de Uso e não refletem necessariamente a opinião do Portal Fiel ou dos seus colaboradores. Ajude-nos a acompanhar os comentários que são ilegais, prejudicial, ameaçador, abusivo, vexatório, difamatório, vulgar, obsceno, odioso, ou racial, étnico ou censurável.

Artigos

Para sua edificação
Aspiração ou cobiça? 2015-07-17 14:20:27

Através dos nossos olhos temos a oportunidade de ver tudo o que nos pertence e também tudo

A Tentação de Jesus - Subsídio Para Lição Bíblica 2015-05-21 10:39:43

Satanás intentou frustrar o ministério de Jesus pouco antes do seu início.

O segredo para chegar ao topo 2015-05-21 10:25:54

Podemos até acordar e decidir subir uma montanha, no entanto, sabemos que não é como ir ao

6 passos para o novo nascimento 2015-04-16 11:27:25

Nascer de novo é uma opção dada por Cristo, àqueles que querem recomeçar de maneira difere

Copyright © Portal Fiel - Gospel | Teresina | Piauí - Todos os Direitos Reservados

 

As imagens utilizadas neste site são frutos de pesquisas na internet, e podem possuir direitos autorais. Caso seja o autor de alguma imagem e gostaria de ter seu nome incluído ou mesmo não permitir o uso da imagem entre em contato com o site.